19 de Outubro de 2019
geral@cm-amares.pt
16:20

Desporto

Página inicial > Desporto > Trilhos Amares > PR 2 - Urjal (Seramil e Bouro Santa Marta)

PR 2 - Urjal (Seramil e Bouro Santa Marta)

O Trilho do Urjal percorre as aldeias rurais de Urjal e Chã Grande, constituindo um percurso de pequena rota (PR). Apresenta uma extensão de 14 km, com a duração média de 4 horas, e ostenta um grau de dificuldade moderado. A cota altimétrica máxima é de 683 m, que será atingida perto do Penedo das Cadeiras, sendo a cota mais baixa de 269 m, em Reposinhas.

Em todo o seu percurso podemos observar e valorizar a utilidade dos caminhos de pé posto, isto é, caminhos agrícolas lajeados e moinhos de água, que, no seu conjunto, constituem autênticas relíquias da arquitetura rural.

A paisagem envolvente é tipicamente serrana, caraterizada por zonas mistas, alternando entre povoamentos florestais de resinosas, eucaliptos e carvalhos, e, nas áreas adjacentes às aldeias, socalcos agrícolas. O trajeto oferece-nos, também, uma grande diversidade de espécies de plantas e animais.

O Trilho do Urjal proporciona aos seus visitantes uma magnífica vista panorâmica sobre o vale do Cávado, entre outros pontos de visualização de natureza únicos.

 

Partida e Chegada:  Urjal
Entidade Promotora: Munícipio de Amares
Âmbito: Desportivo, histórico-cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de Percurso: Caminhos rurais e religiosos
Dsitância a Percorrer: 14,7Km
Duração do Percurso: 4 Horas
Nível de Dificuldade: Difícil
Época Aconselhada: Todo o ano
Ficheiro KMZ Download Ficheiro KMZ

Mapa


Exibir mapa ampliado