20 de Outubro de 2019

Desporto

Página inicial > Desporto > Trilhos Amares > PL 1 - Penedo Rebolão (Bouro Santa Marta)

PL 1 - Penedo Rebolão (Bouro Santa Marta)

O percurso pedestre local (PL) tem uma extensão de 9,5 Km, atingindo o ponto alto no Penedo Rebolão, sensivelmente a meio do percurso. Inicia junto à igreja de Bouro Santa Marta, onde se encontra uma imagem do Beato Irmão Mário Félix, mártir da Guerra Civil Espanhola, nascido nesta freguesia.

Ao entrar na aldeia encontramos vestígios do antigo concelho de Bouro: a Casa da Rendeira, com a sua pontelha de pedra, e o edifício da antiga cadeia e câmara municipal. Pelo percurso, até ao início da subida ao Penedo Rebolão, é ainda possível encontrar bosquetes de carvalhos e ribeiros. De regresso, passa-se pela aldeia de São Bartolomeu e pela antiga calçada que a liga ao centro da freguesia. Esta calçada tem a particularidade de acompanhar o trajeto da linha de água natural. Na parte final do trilho, já no centro da freguesia de Bouro Santa Marta, podemos admirar o magnífico cruzeiro, junto de um tanque de água, envolvido pelo antigo casario.

Partida e Chegada:  Igreja de Bouro Santa Marta
Entidade Promotora: Munícipio de Amares
Âmbito: Desportivo, histórico-cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de Percurso: Pequena rota, por caminhos rurais