30 de Março de 2017
geral@cm-amares.pt
11:41

Concelho

Página inicial > Concelho > Contactos Úteis > Transportes

TRANSPORTES

Existem cinco empresas de transportes rodoviários a operar no Concelho de Amares, como é visível pelo Mapa. Duas delas, a Salvador e a AVIC, fazem ligações entre Braga e Vila Verde e têm apenas uma paragem na EN101, ou seja, na extremidade do Concelho.

transportes

A Verde Minho e a Transdev operam na parte Sudoste do concelho, ao longo das áreas mais povoadas.

A área Este concelhia é servida por apenas uma operadora – a Empresa Hoteleira do Gerês. No entanto, a sua área de actuação cinge-se à EN-205.

Verifica-se uma clara diferenciação em termos de oferta de transportes pelas diferentes freguesias. O elemento diferenciador parece estar, mais uma vez, intimamente ligado às duas áreas morfológicas definidas.

A área ribeirinha, com um povoamento mais disperso e em maior número, apresenta o grosso da oferta, enquanto que a área de montanha não apresenta qualquer oferta. Tal facto comprometerá a mobilidade da população desta última área, sendo um entrave à mobilidade e uma condicionante ao povoamento. No total registam-se sete freguesias sem oferta de transportes públicos.

No total existem 47 carreiras diárias que atravessam o Concelho, perfazendo 389 passagens (não foram contabilizadas as passagens que ocorrem apenas ao fim de semana), divididas entre os vários operadores. Em termos de periodicidade, esta varia bastante de acordo com a carreira considerada.

HORÁRIOS

VERDE MINHO

AMARES - CALDELAS - TERRAS DE BOURO

SEQUEIROS - CALDELAS - RENDUFE - AMARES

BRAGA - LAGO- AMARES

TRANSDEV

BRAGA - DORNELAS (Por Ponte do Porto)

EMPRESA HOTELEIRA DO GERÊS

BRAGA - GERÊS - BRAGA

AVIC

BRAGA - CALDELAS - TERRAS DE BOURO