29 de Junho de 2017

Um milhar de atletas aventuraram-se na UrbanFit Amares

06-06-2017

Cerca de mil participantes coloriram a terceira edição da Amares UrbanFit, protagonizando mais um grande momento desportivo no concelho. A prova de resistência física, que combina de forma divertida corrida com obstáculos, realizou-se no passado sábado, numa distância de 13 km, desafiando os atletas a viver uma experiência única e a superar os seus limites. Ricardo Rego, da equipa Barcelos Team Militar (B.T.M), repetiu a proeza do ano passado, superando,no menor tempo, os 13 quilómetros e os 30 obstáculos (51 minutos e 59 segundos).

Este ano, a prova apresentou novos obstáculos e novos desafios no que diz respeito ao percurso e à abrangência da prova, nomeadamente, a sua internacionalização uma vez que é qualificativa para o OCR EuropeanChampionships.

“O balanço é muitopositivo. Aumentámos a dificuldade dos obstáculos e a exigência dos mesmos para que a prova também tenha alguma progressãoe,uma vez que contabiliza para o Campeonato da Europa, tambémsomos obrigados a aumentar o grau de exigência para que os atletas também estejam devidamente preparados”, referia Alfredo Vieira, da organização, no final do desafio, mostrando-se “muito satisfeito” com a adesão dos participantes.

“Sabemos que nem todos os obstáculos são superáveis por todosmas,porisso, é que também criámos dois escalões, o de elite e o de guerreiro, com uma vertente mais de diversão.A prova como se internacionalizou trouxe a Amares participantes espanhóis, das Astúrias, dos Açores, um casal brasileiro,e vieram, ainda, imensos atletas de Lisboa e do Porto, superando as expetativas o que nos deixa muito contentes”., salientou Alfredo Vieira.

Os mais novos tiveram também um lugar de destaque nesta edição, com a Amares Urban Fit Kids que decorreu da parte da manhã, num conceito especialmente pensado para as crianças e que deu uma dinâmica diferente à Quinta do Lago dos Cisnes. AUrbanFitKids contou com a presença de 80 crianças que fizeram um curto percurso onde tinham de ultrapassar vários obstáculos, vibrando com a prova.

Para o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, este é um evento “diferenciador que se assume já como uma referência desportiva”e que,a julgar pelas centenas de participantes que se aventuraram nesta prova, mostra a vitalidade e dinâmica presente no concelho.

“Esta prova tem crescido ano após ano, trazendo a Amares gente dos mais variados pontos do país, e até do estrangeiro, e é muito gratificante ver por aqui esta avalanche de gente bem-disposta e satisfeita com os momentos agradáveis que levam daqui”, sublinhou Manuel Moreira.

Os participantes, esses, com mais ou menos dificuldade, em mais ou menos tempo,concluíram a prova muito agradados e com um sentimento de superação pessoal. Em julho, os 10 classificados de Amares (homens e mulheres) vão representar Amares e Portugal no Campeonato Europeu, na Holanda.

Ricardo Rego repetiu 1º lugar na prova

Pelo segundo ano consecutivo, Ricardo Rego, da equipa Barcelos Team Militar, alcançou o primeiro lugar no pódio, superando,no menor tempo, os 13 quilómetros e os 30 obstáculos (51 minutos e 58 segundos).Marco Rocha, da Legião Urbana (52:54), e Rui Figueiredo, individual (54:17), completaram o escalão.Em femininos, Diana Ferreira, da B.T.M. (01:32:34), seguida de Maria José Pereira,individual(01:34:31)e Ana Santos Pascoal, da Legião Urbana (02:14:16), foram as três primeiras classificadas.

Já na categoria de Guerreiro – masculinos, o destaque foi para João Duarte (57:02), seguido de Nuno Dantas (57:07) e André Loureiro (57:11) todospela B.T.M..Inês Capitão, pela HolmesPlace Braga (01:13:42), Ana Melo, pela B.T.M. (01:14:48) e Helena Fernandes, pela N14 Crossfit (01:17:06) alcançaram o pódio em femininos.

Na categoria coletiva, venceu a B.T.M., seguida da equipa Best Fitness e da N14 Crossfit.