28 de Abril de 2017

SÁ DE MIRANDA INSPIRA FESTIVAL DE TEATRO EM AMARES

13-03-2017

A peça de teatro "Doutor cura tudo...", protagonizada pelo Grupo de Teatro de Bouro inaugurou, no Auditório da Junta de Freguesia do Bico, o Festival de Teatro Sá de Miranda, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Amares que evoca o nome do grande poeta português que faleceu em Amares, em 1558, na Quinta da Tapada, para onde se retirara com sua esposa por não se ter adaptado à vida da corte.

A comédia que retrata várias situações do quotidiano de um consultório médico foi a primeira de um conjunto de iniciativas que vão decorrer entre os meses de março e julho, com o apoio das juntas de freguesia e associações locais, e que têm por objetivo divulgar o teatro amador e fomentar hábitos culturais entre os amarenses.

O Festival de Teatro Sá de Miranda homenageia e eterniza a figura singular do poeta quinhentista e filho adotivo do concelho de Amares – Francisco de Sá de Miranda (Coimbra,  28 de agosto de 1481 — Amares, 15 de março de 1558), que viveu os últimos anos da sua vida na Casa da Tapada, local onde redigiu parte importante da sua obra. Imóvel de Interesse Público, construído no século XVI, na freguesia de Fiscal, a Casa da Tapada foi mandada construir pelo próprio poeta e pertence à arquitetura civil residencial, maneirista e barroca, constituindo um dos importantes exemplos do património construído de Amares.