19 de Agosto de 2017

Reabilitação da Igreja de Santa Maria de Bouro e instalação do Núcleo de interpretação do Mosteiro são objetivos de Candidatura do Município de Amares ao Portugal 2020

09-08-2016

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, a presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Bouro, Elisabete Cunha, e o Pároco da freguesia, Paulo Neiva, assinaram, no passado domingo, um protocolo de cooperação, formalizando a intenção de candidatar uma intervenção no Mosteiro de Santa Maria de Bouro ao Portugal 2020, nomeadamente ao Aviso NORTE-14-2016-03 “Património Cultural”, para promover a proteção, valorização, conservação e divulgação do património histórico-cultural da Igreja de Santa Maria do Bouro, sacristia e espaços adjacentes.

Esta candidatura, há muito ambicionada, conta, para além do Município de Amares, Fábrica da Igreja Paroquial e Junta de Freguesia, com a parceria fundamental da Direção Regional de Cultura do Norte e com o Gabinete do Arquiteto Souto Moura, que está responsável pela elaboração do projeto de arquitetura.

Para da além da reabilitação da Igreja, sacristia e espaços adjacentes, a candidatura tem em vista a instalação do Núcleo de interpretação do Mosteiro de Santa Maria de Bouro.

Recorde-se que a Igreja e Convento de Santa Maria de Bouro é um imóvel classificado como de Interesse Público, pelo decreto n.º 42007, Diário do Governo, I série, n.º 265, de 6 de dezembro de 1958, assumindo uma relevância patrimonial, cuja respetiva valorização e proteção representa um valor cultural de grande significado.