17 de Dezembro de 2017

PROJETO “BEM ENVELHECER” REÚNE CERCA DE UMA CENTENA DE SENIORES EM AMARES

30-11-2017

O Projeto Interconcelhio de promoção do Envelhecimento Ativo, “Bem Envelhecer IV”, promovido pela EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Núcleo Distrital de Braga e que conta com uma das IPSS`S do concelho, a Casa do Povo do Vale do Cávado, como entidade parceira, juntou, durante o dia de hoje, cerca de uma centena de seniores em Amares para desfrutarem de um programa repleto de atividades.

Os seniores foram recebidos no Centro Escolar de Bouro Santa Maria, numa sessão que contou com a presença da vereadora do Município de Amares, Cidália Abreu, da provedora do Idoso do Município de Amares, Gracinda Faustino, do presidente da Casa do Povo do Vale do Cávado, Luís Carvalho, da Coordenadora do Centro Escolar, Fátima Oliveira e do professor Fernando Pimentel para darem as boas vindas aos participantes.

Na ocasião, a vereadora Cidália Abreu relembrou a importância deste género de iniciativas que “proporcionam aos seniores um contacto com diversas realidades, promovendo, não só a qualidade de vida dos mesmos ao nível físico, mental e social, mas também a partilha de saberes e experiências, em contexto de salutares momentos de convívio”.

O programa, que acolhe seniores de Amares, Braga, Guimarães, Vila Verde, Vieira do Minho e Terras de Bouro, contemplou, da parte da manhã, momentos dedicados às atividades de expressão musical, dança, declamação de poemas e uma aula de mobilidade Seguiu-se uma visita guiada ao Museu do Santuário de Nossa Senhora da Abadia e um almoço também nessa zona. O convívio vai continuar da parte da tarde, com um momento musical ao som dos cavaquinhos e concertinas (instrumentos típicos do concelho de Amares), proporcionando aos seniores um contacto com as tradições e raízes do nosso concelho.