17 de Dezembro de 2017

Projeto A(colher) dá boas vindas a alunos na EB 2 e 3 de Amares

26-09-2016

No arranque deste ano letivo, a EB2,3 de Amares acolheu um peddy paper com o objetivo de dar a conhecer aos recém chegados alunos o novo contexto escolar e assim facilitar a sua integração. Esta atividade, inserida no projeto Projeto A(COLHER), decorreu com todos os alunos do 5º ano (cerca de 159) e foi pensada, bem como, organizada com a colaboração de 26 padrinhos e madrinhas. O grupo de alunos vencedores recebeu, pelo seu empenho e vitória com fair play, uma lembrança pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e do diretor do Agrupamento de Escolas de Amares, Pedro Cerqueira.

O Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas de Amares em articulação com Rede Local de Intervenção Social (RLIS) da Associação de Fomento Amarense, pelo 3º ano consecutivo, tem desenvolvido o projeto A(colher) cujos objetivos principais passam pela dinamização de ações de caráter lúdico e simultaneamente pedagógico, em contexto escolar, com o intuito de fomentar a boa convivência escolar, promovendo os princípios da cidadania e participação nas crianças e adolescentes.

Este projeto tem sido implementado através da atribuição a cada turma do 5º ano de escolaridade de um padrinho/madrinha, alunos do 9º ano da mesma escola, com o propósito de proporcionar um apoio individual na realização de várias tarefas decorrentes do seu papel de alunos, nomeadamente em relação aos espaços da cantina, bufete, reprografia, balneários, papelaria, SASE, biblioteca, sala de estudo, transporte e outros que possam surgir. Ajudá-los ao longo do ano nas mais diferentes dificuldades e necessidades são outras das tarefas levadas a cabo pelos padrinhos

Não menos importante, este projecto procura, ainda, promover nos alunos de 9º ano de escolaridade o sentido de responsabilidade, solidariedade, interajuda e respeito pelos pares; reconhecer a importância de uma cultura de escola; promover um envolvimento emocional dos alunos na otimização da convivência no seio da comunidade educativa, podendo prevenir, deste modo, alguns problemas de desajustamento e violência em contexto escolar.

Refira-se que à semelhança do que tem vindo a acontecer nas edições passadas, este ano letivo, as entidades responsáveis pelo projeto têm contado com a colaboração da Câmara Municipal de Amares na concretização das atividades.