17 de Dezembro de 2017

“Pintar o Céu II” reúne talento para escrita e desenho dos pequenos amarenses

04-04-2017

“Esta compilação espelha a qualidade do ensino que se pratica em Amares”. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, se refere à publicação “Pintar o Céu II”, uma coletânea que reúne uma diversidade de poemas elaborados pelos alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Amares (AEA).

A par da visita a todos os Centros Escolares do concelho para oferta dos livros a todos os meninos que fizeram parte deste projeto, o autarca e a vereadora da Educação, Cidália Abreu, que se fizeram acompanhar por Sérgio Silva adjunto do diretor do AEA, congratularam-se com o resultado final “brilhante” deste trabalho, cuja publicação foi apadrinhada pela Autarquia, deixando uma palavra de agradecimento e apreço “a todos os alunos pelo empenho na criação dos trabalhos e aos docentes que os orientaram na conceção do mesmo com toda a dedicação e carinho”.

A obra “Pintar o Céu II” surgiu no âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Amares para o ano letivo 2016/2017. Através desta iniciativa todas as turmas foram desafiadas a escrever poemas com autoria individual ou coletiva, dispondo de toda a liberdade criativa. A seleção dos poemas foi fruto das escolhas de cada turma, respeitando integralmente a forma e o conteúdo definido pelos autores. As representações gráficas, criadas pelos alunos, serviram como ilustração dos temas abordados.

A edição deste livro teve na sua génese, mais uma vez, a motivação para o desenvolvimento da escrita criativa e a valorização dos saberes dos alunos deste nível de ensino, bem como, a melhoria das competências de escrita.