18 de Agosto de 2018

“PIMPOLHO” VOLTA A PROPORCIONAR DESPISTE DE AMBLIOPIA ÀS CRIANÇAS DE AMARES

26-01-2018

A Câmara Municipal de Amares, em parceria com o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa de Misericórdia de Amares, volta a participar no “Pimpolho” – Projeto de Prevenção da Ambliopia, cujo objetivo passa por promover o despiste desta patologia que pode, se não for tratada, afetar para sempre a saúde e qualidade de vida da criança. Este ano civil cerca de 93 crianças do concelho, com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos nascidas em 2014, vão beneficiar desta medida preventiva.

A avaliação oftalmológica é desenvolvida por um médico oftalmologista e um técnico ortoptista nas instalações do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga. Os exames efetuados não são invasivos, pelo que não apresentam quaisquer riscos clínicos para o menor.

A ambliopia, conhecida por “olho preguiçoso”, é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária. O sucesso do tratamento da patologia pode atingir quase 100%. O não tratamento na idade pediátrica acarreta cegueira, baixa visão, ou visão subnormal, não passível de ser corrigida para o resto da vida, isto é, mesmo com posteriores cirurgias, correção ótica ou outros tratamentos, essa criança ficará para sempre sem visão normal.

São promotores deste projeto o Hospital de Braga e as Câmaras Municipais de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.