23 de Março de 2017

Património em Trânsito” inspira 5ª edição do Encontrarte Amares

08-11-2016

O Encontrarte Amares revisitou, na noite de sábado, a edição de 2015 e apresentou, ainda, os novos desafios para 2017, na presença dos Linda Martini, uma das mais relevantes bandas da música nacional, que partilhou a sua experiência em torno da residência artística que estão a realizar em Amares.“Património em Trânsito” será o mote para a 5ª edição do Festival de Artes Plásticas e Cinema de Animação, bianual, que decorrerá entre os dias 27 e 30 de julho.

Tendo como ponto de partida o olhar endémico proposto pelas edições anteriores, o EA2017 abrirá portas para que artistas nacionais e internacionais, das mais variadas áreas, criem laços de diálogo com Amares, propondo um olhar autoral capaz de refletir a realidade atual da região.

Assente numa pluralidade de discursos decorrentes de práticas artísticas diversificadas, objetiva a construção de um espírito crítico capaz de projetar, valorizar e promover as dinâmicas da região.

“Transformação, movimento, transpiração e trânsito vão ser as palavras-chave para estudar a complexidade do território Amares ao seu nível físico e social, assim como, a sua relação com um contexto mais abrangente e plural”, explicou Fernando Almeida, da direção.

Transbordando gentes, usos e costumes o EA2017 será um lugar onde o conhecimento herdado se assume enquanto ação modeladora para o ato criativo.

Para além de residências artísticas, serviço educativo e formação de voluntários, a edição 2017 vai contar com os habituais Concurso de Internacional de Cinema de Animação Experimental e Concurso de Desenho, desafiando o espírito criativo dos participantes.

Manifestando grande apreço pelo EA, o vice-presidente da Câmara de Municipal de Amares e responsável pelo pelouro da Cultura, Isidro Araújo, elogiou todos aqueles que se envolvem neste Festival “apenas pelo amor à arte” já que este projeto se carateriza em grande parte por um enorme espírito de voluntariado.

“Espero que a nova edição continue com a mesma força, com a mesma alma e paixão que tem alicerçado o EA”, sublinhou, Isidro Araújo, na apresentação que contou, ainda, com a presença de Martinho Antunes e Lázaro Silva da direção e de alguns voluntários e parceiros do EA.

Linda Martini em residência artística

A realizar uma residência artística no âmbito do projecto Encontrarte Amares, desde o passado dia 1 de novembro, os Linda Martini estiveram à conversa com o público, partilhandoum pouco daquilo que está a ser a sua experiência na Quinta dos Ferrage.

“Talvez a calma seja aqui em Amares a nossa maior inspiração”, referiu a banda, fazendo um balanço “muito positivo” desta residência.

“No início tínhamos algum receio que isto não resultasse porque era a primeira vez que íamos viver uma experiência do género, mas, a verdade é que em apenas quatro dias já conseguimos compor quatro músicas, o que é maravilhoso”, acrescentaram, manifestando vontade de voltar no futuro para apresentar o resultado final do trabalho realizado durante esta estadia em Amares.