17 de Outubro de 2017

O património (i)material e a prática desportiva de mãos dadas na II Caminhada entre Mosteiros em Amares

27-09-2017

Decorreu no passado domingo, dia 24 de setembro, mais uma iniciativa integrada no programa anual de caminhadas do Município: “Amares a Caminhar”, numa organização da Associação dos Amigos do Mosteiros de Rendufe. A caminhada realizou-se entre os Mosteiros de Rendufe e o de Santa Maria de Bouro e permitiu aos cerca de 50 participantes desfrutar, não só, das belas paisagens do concelho, mas também, apreciar o património arquitetónico e cultural de Amares.

Esta iniciativa integrou-se, ainda, nas Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema "Património e Natureza - Pessoas, Lugares e Histórias", assinaladas pela Direção Regional da Cultura do Norte nos dias 23 e 24 de setembro, no Mosteiro de Santo André, em Rendufe. O programa incluiu, no dia 23, a conferência "Arte e Devoção no Mosteiro de Rendufe: o canto litúrgico dos monges beneditinos", proferida por Elisa Lessa, professora no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. A sessão decorreu no antigo refeitório dos monges, com entrada livre.