29 de Junho de 2017
geral@cm-amares.pt
08:05

Notícias Relacioandas

Não existem notícias relacionadas disponíveis.

Notícias

Notícias

O desporto, a solidariedade e o património de Amares de mãos dadas na “10ª Rota da Laranja”

22-05-2017

Foi ontem para a estrada a 10ª edição do passeio de BTT "Rota da Laranja", iniciativa através da qual os participantes percorreram alguns dos locais mais belos e emblemáticos do concelho de Amares. O arranque para este passeio foi dado logo ao início da manhã pelo presidente Manuel Moreira que se fez acompanhar pelo vice-presidente, Isidro Araújo. A Ponte de Porto, Monumento Nacional e onde se encontra situado a poucos metros de distância o novo monumento em homenagem à laranja do concelho, serviu de ponto de partida para os cerca de 300 apaixonados pela modalidade.

A promoção do desporto, nomeadamente do BTT, e dar a conhecer o concelho de Amares, nas suas vertentes turísticas, vínicas, gastronómicas, agrícolas (laranja) e empresariais, entre outras, estiveram na base desta iniciativa”, que recebeu betetistas de Espanha, França, Luxemburgo e Venezuela, “que vieram propositadamente para participar”, conforme explicou Pabelo Marques, do Pedalares – Clube de BTT de Amares, entidade que organiza, anualmente, o passeio.

Este ano, novos trilhos apresentaram um novo desafio físico, pessoal e novas aventuras, num percurso de 40 quilómetros que contemplou, entre outras, novidades a passagem por algumas das quintas vitivinícolas do concelho (Quinta de Amares, Terras de Amares e Solar das Bouças), uma forma de promover um dos símbolos mais marcantes da economia local - o vinho verde da região.

De destacar, ainda, cariz solidário desta prova, que contou com o apoio do Município de Amares, já que 1€ do valor de cada inscrição reverterá a favor da Delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa.

Laranja de Amares tem monumento evocativo na Rotunda da Ponte do Porte

O dia da Rota da Laranja ficou, também, marcado pela edificação de um monumento em homenagem à laranja do concelho, colocado na rotunda da Ponte do Porto, uma escultura que figura um dos produtos mais emblemáticos do concelho de Amares. Com sete metros de altura e cinco de largura, esta escultura é já um símbolo marcante do concelho e acarinhado pelos amarenses.