19 de Setembro de 2017

NOVA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES - AMAR CITRUS PROMETE IMPULSIONAR A LARANJA DE AMARES

22-06-2017

Promover e valorizar a laranja de Amares, acrescentando-lhe valor, quer através da inovação e diversificação dos canais de comercialização, quer através da melhoria e diversidade dos métodos de produção, é um dos principais objetivos da recém-criada Associação de Produtores – Amar Citrus. A primeira reunião da Assembleia Geral da respetiva associação decorreu no passado dia 14 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amares e teve como ordem de trabalho a eleição dos órgãos sociais para o triénio 2017-2020, a tomada de posse dos órgãos sociais eleitos e a delegação de poderes nos órgãos sociais até a aprovação do regulamento interno.

Assessorar/apoiar produtores e agroindustriais a nível técnico,/formativo e informativo e na comercialização dos seus produtos e reconhecer e contabilizar áreas de produção e quantidade produzida, assim como, elencar opiniões e/ou necessidades manifestadas por quem produz são os primeiros objetivos definidos pela associação que pretende, ainda, desenvolver uma política de proximidade com produtores e agentes locais num clima de confiança e união para um desenvolvimento económico sustentável do concelho.

Na concretização destes objetivos, a associação de produtos locais conta com o apoio da Câmara Municipal de Amares, da ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave e da CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

“A criação desta associação é fundamental para dinamizar e impulsionar a produção e a comercialização da laranja de Amares, bem como, para incentivar os nossos produtores/empresários a tirar o melhor partido das suas potencialidades que vão muito para além da produção e comercialização do citrino em si”, começa por referir o presidente da Câmara de Amares Manuel Moreira.

“ Esta associação toma corpo com gente dinâmica em quem acredito e, por isso, penso estão criadas as condições para que a laranja de Amares ganhe uma nova dimensão e se torne um fator de desenvolvido da economia do concelho, sublinha o autarca, recordando o protocolo de colaboração existente entre a Autarquia e a Universidade do Minho para estudo e caraterização físico-química do citrino e que poderá servir também de apoio aos produtores locais.

A presidente da Amar Citrus, Adelaide Mota, apontou como “muito positiva a recetividade de várias instituições e pessoas individuais que têm demostrado vontade para apoiar a laranja, referindo que em cerca de 1 mês a associação já conseguiu impulsionar a venda de mais de três toneladas e meia de laranja”.

A sede da associação fica na Galeria de Artes e Ofícios, em Ferreiros, lugar onde todos os interessados poderão efetuar a sua inscrição como sócios.