19 de Setembro de 2017

MUNICÍPIOS DE AMARES, TERRAS DE BOURO E VILA VERDE UNIDOS PELA VALORIZAÇÃO EMPRESARIAL DO VALE DO HOMEM

12-07-2017

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, destacou, na noite de ontem, a par do nascimento da Associação Empresarial do Vale do Homem – AEVH, um organismo que congrega o tecido empresarial e comercial dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, a importância do trabalho em rede para o desenvolvimento económico e social do concelho.

O primeiro ato que marca o arranque do projeto alargado ao território do Vale do Homem decorreu com a instalação do Conselho Consultivo, presidido por José da Mota Alves, presidente da ATAHCA, um dos principais intervenientes na área do desenvolvimento rural do território em apreço. A união foi seladaentre os três municípios, numacerimóniaacolhida em Amares.

Para o presidente da Câmara de Amares a criação desta associação constitui um importante ponto de partida para a união e progresso do tecido empresarial do concelho. “Nos dias que correm temos que ter a capacidade de perceber que sozinhos não chegamos a lado nenhum. Só reunindo esforços somos capazes de contribuir para o crescimento dos nossos territórios e, neste sentido, o Município de Amares abraçou este projeto de corpo e alma desde o primeiro instante”, sublinhou Manuel Moreira.

“Sabemos que este é caminho que temos de seguir e pelo nosso lado este projeto não cai”, acrescentou, adiantando que todos os empresários do concelho vão ser convidados a integrar esta associação.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração em funções, Jorge Pereira, os contactos estabelecidos no tecido empresarial de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde coincidiram no sentido da agregação territorial num projecto “comum, igual para todos, equilibrado na representação e pujante nas dinâmicas que se querem empreender”.

“A instalação do Conselho Consultivo marca o princípio de uma nova etapa para os tecidos empresariais dos três concelhos”, assinala o responsável, acrescentando que “com esta fusão, depois de garantidas as parcerias dos municípios de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro, bem como de outros empresários e organismos de desenvolvimento local dos três concelhos, estão dados passos consequentes para pôr em marcha a AEVH”.

O organismo, adianta, já possui o certificado de admissibilidade devidamente registado pela Agência para a Modernização Administrativa e deverá estar formalmente instalado “até final do verão”. Depois disso, a AEVH acredita que Amares, Vila Verde e Terras de Bouro “passarão a ter mais força” na representação empresarial, do comércio, à indústria, ao desenvolvimento rural/florestal, à economia social, ao turismo/lazer, entre outras áreas. “O apoio técnico (jurídico, fiscal, elaboração de candidaturas, etc), a formação, a captação de investimentos, a criação de emprego, o acesso a fundos e apoios nacionais e europeus, o apoio à internacionalização, a realização de eventos e projectos comuns ao território do Vale do Homem, a valorização e promoção sectorial das diferentes áreas de negócios e produtos locais, entre outros, estão na base do projeto”.

Vários organismos acreditam na criação de novas dinâmicas empresariais

No primeiro ato oficial de criação da Associação Empresarial do Vale do Homem, a instalação do Conselho Consultivo, marcaram presença,para além dos representantes dos três Municípios do Vale do Homem (Manuel Moreira/Amares, Joaquim Cracel/Terras de Bouro e Manuel Lopes/Vila Verde), representantes das entidades e organismos que o integram e empresários que constituem o tecido empresarial dos três municípios.

Todos foram unanimes ao reconhecer a mais-valia da união de esforços e o impulso que o novo organismo pode dar na economia e dinâmicas sociais do território do Vale do Homem.