23 de Março de 2017

MUNICÍPIO DE AMARES VAI AVANÇAR COM AGENDA 21 LOCAL

26-10-2016

A Câmara Municipal de Amares vai avançar com mais uma medida tendo em vista a implementação e promoção de políticas de desenvolvimento sustentável e de salvaguarda do meio ambiente – a Agenda 21 Local, um instrumento de gestão para a sustentabilidade local que, partindo de um diagnóstico da situação atual, estabelece metas a alcançar nas vertentes da proteção do ambiente, desenvolvimento socioeconómico e coesão social.

Através da Agenda 21 Local de Amares pretende-se definir as principais linhas de ação e as estratégias a seguir em prol do desenvolvimento sustentável do concelho, procurando integrar as políticas ambientais e de preservação dos recursos naturais com o crescimento socioeconómico, num processo participativo, envolvendo as forças vivas atuantes na comunidade e os cidadãos na definição dessa estratégia comum, de ação a longo prazo.

A sua expressão ao nível local constitui uma oportunidade de reflexão e mobilização de todos os parceiros sociais, administração central, administração local, empresas, organizações não governamentais e cidadãos. Neste sentido, o Município de Amares iniciou um diagnóstico dos principais problemas ambientais e socioeconómicos com o objetivo de definir uma estratégia concertada de ação.

Note-se que, a Agenda Local 21 foi adotada na Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente e desenvolvimento, vulgarmente designada por Cimeira da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992 e constitui um documento orientador dos governos, das organizações internacionais e da sociedade civil.