23 de Setembro de 2018

MUNICÍPIO DE AMARES SOBE 82 LUGARES NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL, APRESENTANDO A SEGUNDA MELHOR PONTUAÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DA CIM CÁVADO

11-04-2018

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, congratula-se com os resultados alcançados pelo Município no ranking do Índice de Transparência Municipal (ITM) correspondente ao ano de 2017, hoje divulgados. Amares registou uma subida de 82 lugares relativamente ao ano anterior, ocupando o 101º lugar entre os 308 municípios portugueses e a segunda melhor pontuação entre os Municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado, figurando assim entre os 50 municípios que mais melhoraram a performance nos critérios avaliados.

“Em 2013 quando foi feita pela primeira vez esta avaliação, o Município de Amares teve 28 pontos e colocava-se na posição 213 entre os 308 municípios portugueses. O resultado conquistado este ano demostra a crescente preocupação com a disponibilização de informação aos cidadãos no site do município. Estamos empenhados para que no próximo ano o resultado seja ainda melhor”, sublinhou Manuel Moreira.

O Índice de transparência Municipal resulta de uma avaliação feita por uma associação cívica denominada Transparência e Integridade relativamente à informação disponibilizada aos cidadãos nos sites dos municípios. O mesmo é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; informação económico-financeira e informação na área do urbanismo.

Mais informação em https://transparencia.pt/itm-2017/