21 de Setembro de 2018

MUNICÍPIO DE AMARES SENSIBILIZOU POPULAÇÃO PARA A DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

09-03-2018

A Câmara Municipal de Amares, em parceria com a GNR, SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Amares e responsáveis municipais pela proteção civil, promoveu entre os dias 4 fevereiro e 4 de março um conjunto de ações de sensibilização junto da população com o objetivo de promover o envolvimento da sociedade civil na prevenção dos incêndios florestais.

No total foram realizadas 26 sessões em todas as freguesias do concelho, alcançando diretamente um total de mais de 1000 participantes. Paralelamente a esta ação, foi enviado um flyer informativo a cerca de 9.000 famílias amarenses. Informar os amarenses sobre os procedimentos a adotar para o cumprimento da legislação em vigor, alertando para os benefícios das ações de gestão na proteção das edificações e para os perigos decorrentes de comportamentos menos adequados foram alguns dos itens abordados durante as sessões.

“Os acontecimentos trágicos de 2017 levaram o governo a implementar alterações à lei da gestão dos combustíveis. O município de Amares estando consciente da importância da limpeza em torno das edificações e, ao mesmo tempo, da tarefa árdua que é requerida aos proprietários, em tão curto espaço de tempo, foi dos primeiros municípios desta região a implementar uma enorme campanha de sensibilização”, começou por explicar o vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro.

“Assumimos o compromisso de estar em todas as freguesias e cumprimos. O balanço é francamente positivo pois as ações foram muito participadas e elogiadas quer pelos presentes quer por diversas instituições sobre esta disponibilidade em esclarecer os amarenses. Fizemos o que era possível em tão curto espaço de tempo e estamos confiantes no esforço de todos para evitar que acontecimentos trágicos ocorram. Finalizadas as sessões de esclarecimentos continuamos empenhados em ajudar tanto na Câmara como nas visitas aos locais que nos têm solicitado”, acrescentou.

O Município lembra que proteger a floresta depende de todos e conta com a colaboração dos amarenses neste desígnio nacional.

Gabinete de Informação para a Gestão de Combustíveis

O Município de Amares lembra que foi criado, recentemente, através do pelouro do Ambiente, o Gabinete de Informação para a Gestão de Combustíveis. Coordenado pelo vereador Vítor Ribeiro e constituído por técnicos do município, o respetivo gabinete vai estar em funcionamento nas instalações da autarquia até ao dia 15 de agosto, todas as terças feiras das 9:00 até às 12:00, e tem por função esclarecer os munícipes sobre a legislação em vigor e sobre como agir para o seu cumprimento.