27 de Maio de 2018

MUNICÍPIO DE AMARES PROMOVE REUNIÃO COM AGENTES LOCAIS PARA ARTICULAR ESTRATÉGIA DE AÇÃO EM TORNO DA LIMPEZA DAS FLORESTAS

01-02-2018

O Presidente da Câmara Municipal de Amares reuniu na mesma sala GNR, SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal, Presidentes de Junta de freguesia e responsáveis municipais pela proteção civil com o objetivo de articular as melhores estratégias no sentido de prevenir os incêndios florestais.

Todos os anos os incêndios florestais constituem uma forte ameaça à floresta e às pessoas que residem/trabalham nos espaços rurais. Após um ano de 2017 particularmente difícil, Manuel Moreira considerou fundamental o “envolvimento da sociedade na prevenção dos incêndios florestais”. Nesta reunião foi partilhada a ideia de que a estratégia de defesa da floresta contra incêndios só será eficaz se todos os proprietários de edificações e de terrenos confinantes, em meio rural, implementarem a gestão de combustíveis (limpeza) de forma eficaz.

Neste sentido, ficou definido que a Câmara Municipal de Amares, em conjunto com os Bombeiros Voluntários, as Juntas de Freguesia, a GNR e o SEPNA vai levar a cabo uma série de ações de sensibilização subordinadas ao tema “Gestão das faixas de combustíveis”. As ações decorrerão em todas as freguesias até ao próximo dia 15 de março, data limite para os proprietários efetuarem a gestão de combustíveis nas suas propriedades.

O objetivo central desta iniciativa é informar a população sobre os procedimentos a adotar para o cumprimento da legislação em vigor, alertando para os benefícios das ações de gestão na proteção das edificações e para os perigos decorrentes de comportamentos menos adequados.

O Presidente da Câmara anunciou, ainda, a criação do Gabinete de Informação para a Gestão de Combustíveis, através do pelouro do ambiente, que será coordenado pelo vereador Vitor Ribeiro e será constituído por técnicos do município. O Gabinete funcionará até ao dia 15 de agosto, no município, todas as terças feiras das 9:00 até às 12:00, e tem por função esclarecer os munícipes sobre a legislação em vigor e sobre como agir para o seu cumprimento.