28 de Abril de 2017

MUNICÍPIO DE AMARES PROMOVE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS DO CONCELHO

18-08-2016

“Os estágios profissionais apoiados pelo Município têm como objetivo potenciar a inserção profissional de pessoas em situação de desfavorecimento (desempregados, beneficiários do Rendimento Social de Inserção, jovens à procura do primeiro emprego), refere a vereadora da Ação Social e Educação do Município de Amares, Cidália Abreu, traçando um balanço “extremamente positivo” desta medida pelo seu “contributo para a dinamização social e projeção económica do concelho”.

No âmbito da proposta aprovada pelo atual executivo municipal no que diz respeito aos estágios profissionais foram apresentadas, este ano, através do Gabinete de Empreendedorismo, 15 candidaturas por empresas, para a inserção de residentes do concelho através de Programas de Estágios Emprego/Profissionais. Fruto dessas candidaturas, foram celebrados 16 protocolos, 6 dos quais, passado o período de estágio, foram convertidos em contratos de trabalho, e encontram-se atualmente  devidamente inseridos no mercado de trabalho depois de terem usufruído das medidas de incentivo à inserção na vida ativa implementadas pelo Município de Amares. A informação é avançada pela vereadora, que acrescenta que durante o último ano, a Autarquia investiu cerca de 20 mil euros com esta medida, “constituindo sem dúvida um estímulo à empregabilidade”.

O Município de Amares presta apoio técnico na elaboração de candidaturas aos Programas de Estágio Emprego e apoia financeiramente na comparticipação do remanescente ao financiado pelos programas estágio emprego vigentes.

Para além dos Estágios Profissionais de Apoio às Empresas (EPAE), a Câmara Municipal de Amares tem vindo a acolher diversos estágios Curriculares (EC) – obrigatórios para a conclusão de um curso profissional ou superiore Estágios Habilitantes ao Exercício de Profissão Regulada (EH) – aqueles que têm como objetivo o cumprimento de requisitos adicionais e específicos para acesso ao título profissional de uma profissão regulada por Ordem ou Associação Pública Profissional.

O Município de Amares vai continuar atento à problemática da inserção na vida ativa de jovens, residentes no concelho de Amares, promovendo a inserção profissional dos desempregados através do desenvolvimento de experiências práticas em contexto real de trabalho. O regulamento para integração dos respetivos estágios está disponível para consulta no site da Autarquia em http://www.cm-amares.pt/regulamentos-20160810-150506.