28 de Julho de 2017

MUNICÍPIO DE AMARES MAIS PERTO DOS SENIORES DO CONCELHO ATRAVÉS DA PROVEDORA DO IDOSO

10-07-2017

O Município de Amares concretiza, a partir de agora, um trabalho de ainda maior proximidade, proteção e segurança para com os seniores do concelho, através da provedora do idoso, empossada, esta tarde, no Auditório Conde de Ferreira. A enfermeira Gracinda Faustino, foi uma escolha unânime entre as várias entidades envolvidas no processo de seleção e que passará a assumir um papel determinante na defesa dos direitos das pessoas idosas e, em articulação com a Comissão de Proteção ao Idoso, promovendo iniciativas que visem responder às suas necessidades, às dos cuidados formais e informais e de todos os agentes da sociedade civil com intervenção.

Na sessão de apresentação da Provedora do Idoso, abrilhantada por um momento musical protagonizado pela AECA – Associação Educação Cultura e Artes, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, sublinhou que Gracinda Faustino é uma figura que reúne todos os requisitos para assumir esta função. “A enfermeira Gracinda, na sua vida quotidiana, tem vindo já a assumir um pouco este papel pela proximidade e cuidado que tem tido com vários amarenses e por certo Amares ficará muito agradecida com esta escolha”, sublinhou o autarca, lembrando que o papel da Autarquia “é estar ao lado dos mais frágeis”.

Carlos Branco,  presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, felicitou o Município de Amares pela aposta nesta política de proximidade para com a população sénior, frisando que “o dia de hoje é um marco na agenda da solidariedade social no concelho de Amares”. “A defesa intransigente dos direitos dos idosos é uma causa ganha aqui em Amares”, acrescentou.

Citando Madre Teresa de Calcutá, Gracinda Faustino, ressalvou: “Trabalho não para ter êxito mas para servir””, acrescentando que espera ser capaz de desenvolver as funções que lhe são confiadas, em colaboração com todos.

Finalmente, a vereadora da Ação Social, Cidália Abreu, lembrou a forte aposta que o Município de Amares tem feito em respostas de proximidade a esta faixa etária, que fomentam uma participação mais ativa do idoso nas políticas municipais. Uma aposta que, de acordo com a vereadora, é para manter.

Destinado a todos os idosos do concelho que, pelas mais diversas razões necessitem de apoio e orientação, o provedor do idoso fará o seu atendimento ao público, às segundas-feiras da parte da manhã, no espaço da Divisão da Ação Social da Câmara de Amares. O atendimento será efetuado mediante marcação prévia, através do telefone 253993761.

Receber queixas, denúncias e reclamações e apoiar a sua resolução, através do seu encaminhamento para as entidades competentes, averiguar todas as situações sinalizadas pelas pessoas idosas ou pela comunidade, bem como, assegurar a representatividade da população sénior na definição das políticas da autarquia.