19 de Agosto de 2017

Município de Amares iniciou o desmantelamento da ETAR da Ombra

09-12-2016

Tendo por base o desenvolvimento local sustentável e a melhoria de condições de vida da população, o Município de Amares acaba de dar mais um importante passo, iniciando os trabalhos de desmantelamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ombra, junto ao Rio Cávado, na Freguesia de Ferreiros.

Reconhecendo a importância do ambiente para a qualidade de vida dos munícipes, o vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Isidro Araújo, lembra que “aquele equipamento funcionou durante anos a fio sem capacidade de resposta às reais necessidades de um território que se pretende em pleno desenvolvimento, com graves prejuízos ambientais, provocando maus odores e comprometendo a qualidade das águas”. “Felizmente este espaço espera uma nova vida com a candidatura já apresentada a fundos comunitários”, sublinha Isidro Araújo.

O vice-presidente destaca, ainda, os benefícios já decorrentes da desativação da ETAR há cerca de um ano, dizendo que “com a adesão ao sistema multimunicipal de recolha de efluentes de águas residuais através das Águas do Norte, o Município de Amares passou a dispor de tratamento dos efluentes de forma adequada, contribuindo, para a melhoria da qualidade da água do rio Cávado da vida das populações”.