17 de Outubro de 2017

MUNICÍPIO DE AMARES E CONFRARIA DA ABADIA CELEBRAM PROTOCOLO COM VISTA A CANDIDATAR REQUALIFICAÇÃO DO SANTUÁRIO DA ABADIA

23-08-2016

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e o presidente da Confraria da Abadia, Carlos Portela, assinaram um protocolo de colaboração com o intuito de formalizar uma candidatura para recuperação do Santuário da Nossa Senhora da Abadia – o Santuário Mariano mais antigo da Península Ibérica. A candidatura vai ser apresentada no âmbito do aviso Nº Norte- 14-2016-03 “Património Cultural”, publicado pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Norte2020, e tem como objetivo a recuperação do edificado, da talha e pinturas, assim como, a requalificação dos quartéis, num dos quais se pretende instalar o Centro Interpretativo da Memória da Abadia.

Reconhecendo o “interesse público, religioso, cultural e turístico” do Santuário da Abadia, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, lembra que “o Município será parceiro em todas as ações a desenvolver tendo por base a promoção turística da Abadia como ponto de interesse e local estratégico para cativar novos públicos ao concelho, assim como, a preservação e valorização do património religioso da Abadia”.

Também o presidente da Confraria da Abadia, Carlos Portela, congratulando-se com a assinatura deste protocolo de cooperação, reconhece que a requalificação dos espaços que serão contemplados nesta candidatura, “vão permitir tornar mais atrativo o Santuário que já é um sitio turístico por excelência, atraindo visitantes.”