18 de Agosto de 2018

Município de Amares cria pontes com comunidade empresarial portuguesa em Strasbourg

07-06-2018

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, acompanhado pelo vice-presidente, Isidro Araújo, marcou presença em Strasbourg, no lançamento da associação Portugal Club Europe (PCE), uma associação de empresários, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo desenvolver uma rede de empresários e de criadores de projetos “que partilhem o espírito europeu e os laços com Portugal, com a lusofonia e a francofonia”.

Para o presidente Manuel Moreira “esta foi mais uma excelente oportunidade de estreitar laços” com outros territórios com grande predominância de empresários e empreendedores portugueses ou com laços afetivos a Portugal e de apresentar as potencialidades do concelho, nomeadamente os vinhos verdes.

“O presidente desta associação é um filho da terra e nós conseguimos através dele falar com vários empresários que se mostraram recetivos para manter contacto connosco e criar várias parcerias. É esse o nosso objetivo: ajudar os nossos empresários e entrar noutros mercados”, começou por explicar o autarca.

“Ficou também já acordado que o presidente da Confederação de Empresários de Paris viria cá, em agosto, assinar um protocolo de colaboração connosco tendo por base esta premissa e acho que a criação destas sinergias vai ser uma mais-valia para o nosso setor empresarial. Aliás, nós tínhamos levado vinho de Amares para oferecer e, hoje mesmo, ligou-me a dizer que um empresário pediu o telefone de um produtor de vinhos porque estaria interessado em comprar.

Presidida por Rui Ribeiro Barata, que também é o Conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito naquela área consular e membro da associação Cívica e da Associação Cultural Portuguesa de Strasbourg, o PCE foi fundado no dia 5 de outubro de 2017 em Schiltigheim (Alsace), mas só agora foi apresentado oficialmente.

A associação tem como objetivos principais “federar, juntar, pôr os empresários portugueses e lusófonos em geral, em contacto, a fazerem negócio juntos”, bem como “dar-lhes informações sobre Portugal, sobre como investir em Portugal”.

A associação Portugal Club Europe passa a ser a primeira rede estruturada de empresários portugueses e lusófonos na Alsace e no Grand-Est da França.

Na cerimónia de apresentação, que teve lugar nas instalações da Câmara de comércio e indústria, na place Gutenberg, em Strasbourg estiveram presentes o Deputado Carlos Gonçalves, o Eurodeputado José Inácio Faria, o Cônsul Geral de Portugal em Strasbourg Miguel Rita, o Alto-funcionário do Conselho da Europa José Mendes Bota, a Conselheira Municipal de Strasbourg Fernanda Gabriel, o Presidente da Câmara Municipal de Amares Manuel Moreira, e o Vice-Presidente Isidro Araújo, assim como Carlos Vinhas Pereira, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), e dirigentes da CCI de Strasbourg.

34124949_1800734499969863_8414150355192905728_ojpg120.38 Kb