21 de Fevereiro de 2018

Município de Amares assinou protocolo de colaboração com o Centro Qualifica do concelho

31-01-2018

A Câmara Municipal de Amares e o Centro Qualifica (CQ) do Agrupamento de Escolas de Amares acabam de assinar um protocolo de colaboração com o objetivo de promover, junto da população, a valorização de competências adquiridas ao longo da vida e o aumento das qualificações, reforçando a capacidade de resposta da região aos desafios impostos pela atualidade e potenciando as condições de empregabilidade dos amarenses.

A Câmara Municipal de Amares considera que a qualificação escolar e/ou profissional da população do concelho constitui um recurso fundamental para o desenvolvimento local e para uma transformação económica e social.

“O Município de Amares reconhece a importância deste protocolo na medida em que é uma forma de promover o aumento da qualificação escolar e profissional e, ao mesmo tempo, permitir aos adultos um alargamento das suas competências pessoais e sociais para que a sua inserção no mercado de trabalho seja muito mais fácil”, referiu a vereadora da Educação do Município de Amares, Cidália Abreu, após a assinatura do respetivo protocolo.

“Aquilo que se pretende é estabelecer uma colaboração estreita entro o CQ e o Município de Amares no sentido de promovermos o investimento na qualificação da população adulta do concelho, nomeadamente, aqueles que tenham algum tipo de ligação com a autarquia, desde os trabalhadores temporários aos trabalhadores dos quadros do Municípios, com vista contribuir para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos, reforçou o coordenador do CQ, Pedro Cerqueira.

Com base no respetivo protoloco as duas entidades passam a desenvolver, em parceria, um conjunto de ações que permitam divulgar junto da população a existência do CQ e das suas áreas de intervenção, promovendo, simultaneamente, ações de sensibilização da população para a importância da obtenção de uma certificação escolar e/ou profissional. Colaborar no diagnóstico de necessidades de qualificação da população e proceder ao encaminhamento de adultos de acordo com as suas motivações, expetativas e capacidades individuais estão, ainda, na base deste protocolo.