17 de Dezembro de 2017

Município de Amares assina protocolo para criação do Provedor do Idoso

16-09-2016

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e o presidente da Comissão de Protecção ao Idoso, Carlos Branco, assinaram, esta manhã, o Protocolo de Cooperação para a implementação do Provedor do Idoso, no concelho de Amares – uma figura que terá como missão assegurar os direitos a esta faixa etária, bem como, garantir a promoção da sua qualidade de vida.

Reconhecendo que dar respostas de proximidade e com qualidade para os problemas da população sénior são algumas das preocupações e prioridades do executivo camarário, o presidente da Câmara Municipal de Amares sublinhou que tem “imenso respeito” por esta faixa etária e que “tudo fará para garantir a sua representatividade na sociedade”, salientando, ainda, que a criação do provedor do idoso “é um passo fundamental” para dar voz e fazer valer os direitos dos idosos, servindo como agente de promoção da sua qualidade de vida”.

“Tudo faremos para estar ao lado daqueles que precisam e vamos dar corpo a esta figura com entrega e dedicação”, corroborou Manuel Moreira.

Já o presidente da Comissão de Protecção ao Idoso congratulou-se com a celebração deste protocolo, dizendo que “é com muita satisfação e expetativa elevada” que brevemente vão proceder à implementação do Provedor do Idoso. “Esta vai ser uma medida que vai trazer muitos benefícios para esta população e, por isso, quero agradecer pela forma acolhedora e pelo espírito de solidariedade com que esta proposta foi acolhida por este executivo desde o primeiro instante.

Depois de definido, o Provedor do Idoso – uma pessoa oriunda da comunidade, com idoneidade e especial sensibilidade para as questões das pessoas idosas - passará a servir de elo de ligação entre o Município de Amares, as diversas instituições que atuam nesta área e população sénior.