20 de Novembro de 2018

MUNICÍPIO DE AMARES APOSTADO EM AUMENTAR AS TAXAS DE RECICLAGEM DO CONCELHO

11-04-2018

140 contentores foram distribuídos pelas famílias amarenses

A Câmara Municipal de Amares está empenhada em aumentar as taxas de reciclagem do concelho, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável e melhoria da performance nos resíduos sólidos. Ontem à noite mais 140 ecopontos domésticos foram distribuídos pela população numa ação de sensibilização promovida em parceria com a CIM Cávado, que pretendeu sensibilizar as famílias amarenses para a importância da recolha seletiva dos resíduos e o impacto que as ações de cada um reproduzem no meio ambiente.

“Este é o desafio que lançamos à população: ajudem-nos a aumentar as taxas de reciclagem. Contamos com a vossa ajuda”, referia o vereador do Ambiente da Câmara de Amares, Vítor Ribeiro, dirigindo-se aos munícipes.

“Estamos empenhados nesta missão e a desenvolver todos os esforços com a Braval no sentido de aumentar a rede de ecopontos para que isso nos permita aumentar também as taxas de reciclagem no concelho”, sublinhou o vereador.

No âmbito desta ação de sensibilização os munícipes assistiram a uma palestra subordinada à temática, ministrada por José Rodrigues em representação da CIM Cávado, e, no final, levaram para casa o respetivo ecoponto doméstico.

Esta ação inseriu-se na “Missão 3R´s, uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Amares, com o intuito de capacitar as famílias amarenses com um equipamento doméstico, que facilite a prática de separação dos resíduos e promova a correta deposição nos ecopontos.

As ações implementadas no âmbito desta iniciativa são promovidas pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Amares em colaboração com a CIM do Cávado, resultado de uma campanha de sensibilização intermunicipal para a recolha seletiva e

compostagem doméstica a promover no território da CIM Cávado e financiada pelo PO SEUR.

Esta é apenas uma das atividades que a Missão 3R´s tem levado a cabo e vai continuar a levar e que fazem parte da Agenda Ambiental 2018 do Município de Amares, que contempla umas séries de atividades, entre as quais se destacam: o Ecoconcerto, no dia 11 de maio, outra iniciativa onde vão ser entregues ecopontos aos expectadores; a presença, em Amares, do VaiVém Oceanário de Lisboa, entre os dias 12 a 18 de novembro e a segunda edição da Urjalândia: Aldeia de natal sustentável, que regressará este ano, desta vez, promovida durante três dias e com muitas surpresas.