19 de Novembro de 2017

MUNICÍPIO DE AMARES ABRAÇA PROJETO DA CIM CÁVADO PARA LANÇAR NOVAS PONTES PARA A COMPETITIVIDADE

18-08-2017

A Câmara Municipal de Amares associou-se, recentemente, ao UP Cávado, um projeto desenvolvido pela CIM do Cávado, em parceria com a InvestBraga e com a Agência de Energia do Cávado, que tem na sua essência a mobilização e dinamização do espirito empreendedor; a qualificação do tecido empresarial focada no aumento da produtividade; a capacitação para a internacionalização e o aumento da visibilidade e notoriedade internacional da oferta de bens e serviços do território.

Resultado de três candidaturas aprovadas no âmbito do Aviso ao Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIACs), do Programa Operacional Norte2020, o UP Cávado tem como objetivo a melhoria global da competitividade empresarial da NUT III Cávado, através de um conjunto de ações de dinamização empresarial, relacionadas com o “Empreendedorismo”, a “Qualificação” e a “Internacionalização”.

A iniciativa agrega os seis municípios da CIM do Cávado – Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, que, em articulação com as entidades e associações comerciais e industriais que atuam no território, pretendem mobilizar novas dinâmicas empresariais e tornar mais atrativo o investimento na região, através da simplificação de processos, da facilitação de redes de networking e de um conjunto de ações de internacionalização.

O UP Cávado integra as seguintes ações:

Cávado Empreende: Promoção do espirito empreendedor facilitando o acesso a ferramentas, conhecimentos e informações indispensáveis ao processo de criação de iniciativas empreendedoras.

UP Cávado Qualifica: qualificação para a capacitação dos empresários e gestores de PME em áreas vitais para os negócios.

UP Cávado Global: Capacitação das empresas para a definição de estratégias de internacionalização e novas abordagens aos mercados externos.

No âmbito do empreendedorismo, este projeto disponibiliza em todos os municípios as Antenas UP Cávado, um serviço de apoio de proximidade e a porta de entrada no ecossistema empreendedor do Cávado. As Antenas UP Cávado dão apoio direto aos empreendedores e promotores de novos negócios, através de serviços especializados, tais como:

- Apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio

Deteção de oportunidades, elaboração de modelos de negócio, capacitação empreendedora.

- Apoio à constituição de empresas

Informações sobre aspetos legais, financeiros, fiscais, recursos humanos, licenciamento, exportações, entre outros.

- Informação sobre acesso a apoios e reencaminhamento

Portugal 2020, fontes de financiamentos, acolhimento empresarial.

A Antena UP CÁVADO de Amares entrará em funcionamento a partir do dia 31 de agosto para prestar apoio técnico aos munícipes em questões relacionados com a constituição de empresas, concretização de ideias, exploração de oportunidades e criação do próprio emprego, entre outros. O espaço disponibilizará apoio no horário de funcionamento dos serviços municipais, todas as quintas-feiras.