17 de Outubro de 2017

MOSTEIRO DE SANTO ANDRÉ DE RENDUFE INTEGRA REDE DE MOSTEIROS BENEDITINOS QUE PRETENDE SER CANDIDATADA A PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

14-06-2017

Foi assinado ontem, em Cabeceiras de Basto, um memorando de entendimento entre a Direção Regional da Cultura do Norte e os mosteiros de Santo André de Rendufe (Amares), Santa Maria de Pombeiro (Felgueiras), S. Bento da Vitória (Porto), S. Bento de Santo Tirso, S. Martinho de Tibães (Braga) e S. Miguel de Refojos (Cabeceiras de Basto), com vista à constituição de uma rede de trabalho, que tem por objetivo valorizar e promover o património cultural, particularmente, os mosteiros beneditinos.

O memorando estabelece os termos de colaboração entre os signatários, tendo em vista a elaboração de uma proposta de inscrição dos Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinos na lista do Património Cultural da Humanidade, como "bem em série".

“Centramos hoje todos os nossos esforços na preservação e valorização deste património e olhamos para esta possibilidade de inscrevermos o Mosteiro de Santo André de Rendufe na rota dos Mosteiros Beneditinos, como Património Cultural da Humanidade, como uma excelente oportunidade potenciadora de promoção cultural e turística e que irá beneficiar, não só, o Mosteiro de Rendufe, mas também, o concelho de Amares, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Isidro Araújo, após a assinatura do respetivo memorando, que decorreu no contexto do III Seminário Internacional “Ora et Labora”.

Os signatários comprometem-se a cooperar tendo em vista o desenvolvimento da marca “Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinas”, assim como, a promover estudos que possibilitem uma leitura integrada dos mosteiros (construção de uma narrativa comum), e a publicar esses estudos, para além de realizar um congresso em 2018.

Espanha e Brasil foram eleitos territórios prioritários para a promoção, troca de experiências e estabelecimento de parcerias com os  Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinas objeto do respetivo memorando.