14 de Dezembro de 2018

Mosteiro de Bouro inspira segundo azulejo da marca D´Amares Portuguese Design

Amares, as suas raízes e património espelhados no azulejo UVA

Depois do primeiro azulejo inspirado no património material do concelho de Amares ter sido muito bem acolhido pelos turistas, a marca D´Amares Portuguese Design lança, agora, o segundo mosaico representativo de alguns dos mais simbólicos ícones desta terra. Criado por Sylvie Castro, o trabalho tem como principal elemento de influência o Mosteiro de Santa Maria de Bouro e resulta de mais um desafio lançado à designer de joias amarense pelo presidente da Câmara Municipal.

“Depois do sucesso que foi o primeiro azulejo, que temos vindo maioritariamente a usar como uma recordação para quem nos visita, voltamos a lançar o repto à Sylvie para que desse vida a um novo produto e que resultou em mais um belo exemplar representativo da nossa origem, história, património e produtos mais emblemáticos”, sublinhou Manuel Moreira, congratulando-se com o resultado final do azulejo.

“Esta é a continuidade de um trabalho que tem como grande objetivo a promoção do nosso concelho e daquilo que de mais rico nos carateriza e que pretendemos continuar a impulsionar”. “A ideia é fazer com que quem nos visita possa levar consigo uma recordação muito própria que espelha através de alguns elementos aquilo que identifica o povo de Amares, as nossas raízes, a nossa cultura e este rico património que nos rodeia”, acrescentou o autarca, convicto de que outras ideias surgirão pelas mãos de outros artistas do concelho.

Sylvie Castro diz que o segundo azulejo – azulejo uva – surgiu no mesmo contexto que o primeiro (o azulejo laranja como lhe chama e que teve muito impacto pela estética e por tudo o que representa: a laranja, a uva branca e um mosaico muito antigo do Santuário da Nossa Senhora da Abadia) e que é “procurar valorizar o que é nosso, aquilo que nos identifica e aqueles que são os nossos ícones”.

A designer amarense diz que num concelho “com tanta beleza histórica” foi muito fácil perceber que o segundo elemento de base a trabalhar seria o Mosteiro de Bouro mas foi difícil escolher a temática porque existiam “coisas tão interessantes” naquele espaço que era difícil centrar-se num só elemento. Depois de uma visita ao espaço, no entanto, a inspiração surgiu da sacristia.

“Deparei-me com um pormenor na sacristia que é absolutamente fantástico e que se prende com uma figura angelical e todos os detalhes de pintura do teto que não deve existir em muito mosteiros e, a partir daí, procurei trabalhar esses elementos conciliando a nossa uva, que dá origem a um vinho tão peculiar e tão reconhecido nacional e internacionalmente, bem como um pequeno apontamento da nossa ponte do porto que sempre foi e sempre será uma imagem associada ao nosso concelho”, testemunhou.

Neste momento o azulejo está à venda ao público pelo preço de 12 euros e pode ser adquirido na Galeria de Artes e Ofícios de Amares e na Pousada de Bouro, local onde o produto tem sido “a coqueluche dos turistas, especialmente, chineses e asiáticos que estão rendidos a este produto”, afirma Sylvie Castro.

O próximo passo é explorar pontos de venda no nosso concelho orientados para o turismo, como sendo casas de turismo rural e produções vinícolas, entre outras.

Breve apresentação do produto

“Amares... um destino com aromas naturais e distintos. Uma experiência sensorial com sabores únicos e tradicionais!

A paisagem minhota, pontilhada de verde e dourado, faz emergir os bagos das uvas que escondem o saboroso vinho verde, da nossa região. Desde Solares a Quintas Brasonadas, ao Património Cultural e Histórico, a oferta é identitária e singular.

Caso de tal: o Mosteiro de St.ª Maria do Bouro fornece a inspiração para que o Azulejo Uva nos brinde com momentos de beleza e elegância. É um produto exclusivo, resultante de memórias e vivências quotidianas... de emoções ligadas ao espírito criativo de quem se apaixona sempre que passa por aqui..."