18 de Agosto de 2018

“Missão Amar (es) ” – um projeto uma proposta de vida, em exposição na Galeria de Artes e Ofícios

12-06-2018

A Galeria de Artes e Ofícios acolhe, até ao final do mês de junho, a exposição “Missão Amar (es) ” – um projeto uma proposta de vida, um testemunho fotográfico que retrata algumas das vivências do trabalho de voluntariado nas províncias de Maputo e Chibuto, em Moçambique, levado a cabo pelo projeto do Clube de Solidariedade da Escola Secundária de Amare e coordenado pelo professor Bernardino Silva.

Ontem, ao final da tarde, aquando da inauguração da exposição, o vice-presidente da Câmara Municipal de Amares manifestou publicamente o “carinho e admiração” que nutre, juntamente com o restante executivo, por este projeto abraçado também pela Autarquia, sublinhando a importância de chamar a atenção para esta realidade que são as condições de vida, saúde, habitação e formação que existem em variados contextos como este que tem sido apadrinhado por Amares.

“Amares é um concelho que pelo seu nome sugere o ato de amar e esta missão não é mais do que isto, é uma missão de dar amor para fora e dar sem esperar receber em troca e este é, sem dúvida um ato generoso”, sublinhou Isidro Araújo, enaltecendo a dimensão de entrega que está na base do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este projeto.

“O professor Dino dedicou toda uma vida a esta nobre causa envolvendo uma série de pessoas e esta de parabéns ele e todos aqueles quantos dão de si a esta causa”, acrescentou.

Já a diretora do Agrupamento de Escolas de Amares, Flora Monteiro, lembrou que, inicialmente, quando o professor Dino falava em voluntariado achava “um pouco utópico” mas que despois “estas ações foram crescendo e ganhando uma dimensão tal que prova que é importante lutar por aquilo em que se acredita”.

“Esta exposição é fundamental, há situações que são chocantes mas que são reais e, neste sentido, é importante dar a conhecer um pouco à comunidade essas mesmas situações, sensibilizando-as para outros contextos bem diferentes”, acrescentou.

Construção de casas, apoio nos hospitais, formações de higiene, saúde oral, primeiros socorros, lavagem nasal, aleitamento materno e ações de educação são apenas algumas das iniciativas promovidas pela “Missão Amar (es) ”, fruto da intenção “de formar através de uma escola homens e mulheres e ajudá-los a construir uma identidade pautada no bem comum”, conforme explicou Bernardino Silva.

Quanto à exposição, o coordenador do projeto sublinha que “mais que um conjunto de fotos é uma justificação, uma prova de que vale a pena formar pessoas e apoiar este género de projetos.” “Sem o apoio que temos tido por parte do município, de várias entidades, empresas e particulares não conseguiríamos levar avante estas ações e por isso agradeço a todos os amarenses que têm acarinhado a nossa missão.

Este ano, a “Missão Amar(es)” vai enfrentar um novo desafio de voluntário internacional, partindo, novamente rumo Mavalane e Chibuto, em Moçambique.