19 de Agosto de 2017

Lar das Termas traz resposta na área social a Amares já no mês de junho

03-02-2017

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, evidenciou, ontem, a importância e a necessidade do novo equipamento social que está a nascer, a bom ritmo, no concelho de Amares, durante uma visita promovida ao espaço para avaliar o andamento das obras, pela direção do Centro Social do Vale do Homem – CSVH. O Lar das Termas – estrutura com capacidade para 31 utentes em contexto de lar e 30 de serviço de apoio domiciliário – abre portas no mês de junho, em Sequeiros, e deverá ter todas as vagas preenchidas até setembro.

“É de facto com muito bons olhos que vejo o dinamismo implementado na prossecução deste projeto. Eu não queria que as pessoas tivessem que sair do nosso concelho e sabemos que as respostas, muitas vezes, são poucas para responder à realidade da nossa população, por isso, esta nova valência constitui uma resposta fundamental para colmatar as lacunas sentidas no que diz respeito a este segmento particular da população”, sublinhou Manuel Moreira.

“A Câmara de Amares está de alma e coração neste projeto e é assim que pretendemos continuar porque consideramos essencial contribuir para um envelhecimento ativo e com qualidade de vida dos nossos munícipes”.

A direcção do Centro Social do Vale do Homem adiantou que as obras deverão estar concluídas antes do prazo previsto (ainda durante o mês de maio), abrindo ao público em junho com o objetivo principal de oferecer “condições de excelência”, quer para utentes, quer para colaboradores. A garantia foi dada pelo presidente da própria instituição, Jorge Pereira, a par da visita às obras, numa breve sessão que decorreu com o propósito de apresentara direção técnica e o departamento médico do novo equipamento, bem como, divulgar a estratégia de recrutamento de colaboradores.

De acordo com Jorge Pereira os colaboradores previstos para o Lar das Termas vão ser contratados de forma faseada nos próximos meses e será dada prioridade àssuas “qualidades humanas e profissionais”, bem como, será dada preferência aos naturais/residentes em Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, concelhos abrangidos pela estrutura.

No dia 11 de fevereiro, o Auditório de Caldelas acolhe a primeira fase de seleção dos candidatos, com a realização de testes psicotécnicos e de aptidão profissional. Os selecionados cumprirão duas semanas de voluntariado antes de integrarem os quadros de pessoal da instituição e a partir daí têm a possibilidade de “garantir um emprego para a vida, desde que sejam competentes, leais e cumpram os objetivos definidos pela instituição”, garantiu o responsável.

A formação dos novos colaboradores do Lar das Termas vai ser assegurada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Braga, conforme corroborou o próprio diretor, Carlos Menezes.

A direção Técnica do Lar das Termas, escolhida para valorizar os colaboradores que já pertenciam ao CSVH, será composta por Marta Soares, natural de Terras de Bouro – que já se encontra a trabalhar na organizaçãoda valência – e pelo amarense Tiago Gonçalves. Zélia Lopes é a diretora geral, ficando também o amarense Eduardo Pereira como médico assistente da nova valência e Alberto Leite como coordenadordo departamento médico e de enfermagem, médico assistente, do Centro Social.

As inscrições já se encontram abertas as inscrições para utentes e para colaboradores.