19 de Agosto de 2017

LAR DAS TERMAS ABRE PORTAS NO VERÃO DE 2017

18-11-2016

O concelho de Amares vai dispor, já no próximo verão, de uma nova resposta de apoio na área social. O Lar das Termas, uma nova valência do Centro Social do Vale do Homem (CSVH) – estrutura com capacidade para acolher para 31 utentes em contexto de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) /lar e 30 utentes de Serviço de Apoio Domiciliário.

Com um investimento de um milhão e 250 mil euros, o Lar das Termas, situado no terreno da antiga escola primária de Sequeiros, servirá a população idosa de três concelhos: Amares, Vila Verde e Terras de Bouro, algo que na opinião de Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, representa uma “excelente” estratégia de intervenção supra municipal.

“O novo Lar das Termas encontra-se estrategicamente localizado na freguesia de Sequeiros, no limite com os concelhos de Terras de Bouro e Vila Verde o que vai permitir servir as três populações. A ação social não conhece fronteiras e este é um bom exemplo disso”, enalteceu o autarca, salientando que “cada vez mais é importante criar estas sinergias e estabelecer pontes que permitam criar as condições necessárias para que as populações disponham de serviços que são fundamentais para a sua qualidade de vida”.

A obra está a surgir a bom ritmo e deverá abrir portas em julho de 2017. A informação foi avançada, ontem, pelo presidente do CSVH, Jorge Pereira, numa visita de trabalho ao equipamento.

O presidente do Centro Social do Vale do Homem lembrou que o Lar do Centro Social do Vale do Homem, a funcionar em Lanhas, no concelho de Vila Verde, tem uma lista de espera com 50 pessoas e que o Lar das Termas será ainda“insuficiente” para as necessidades da região mas, apesar disso, salienta que esta “será uma importante ajuda para colmatar essas necessidades” já que vai permitir num futuro próximo acolher um número considerável de utentes.

Jorge Pereira referiu que as novas valências significam a criação de 25 novos postos de trabalhos, a ocupar preferencialmente por residentes no Vale do Homem, de acordo com o compromisso assumido com os três municípios abrangidos.

A Câmara Municipal de Amares cedeu os terrenos para a construção do Lar das Termas e vai contribuir para a construção do equipamento, nomeadamente no que diz respeito aos arranjos exteriores, adiantou o presidente da Câmara de Amares.

Também o diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, de visita à empreitada, reconheceu a importância deste equipamento salientando que esta valência surge no “momento certo e numa zona estratégica”.

A visita de trabalho contou também com a presença dos presidentes das Câmaras de Vila Verde, António Vilela, e de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, do presidente da ATAHCA, Mota Alves, e do presidente da Junta de Freguesia de Caldelas Sequeiros e Paranhos, José Almeida e de outros representantes de entidades e organismos com atuação na área social.