20 de Novembro de 2018

JOVENS AMARENSES CHAMADOS À SELEÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL E DE VOLEIBOL HOMENAGEADOS PELO MUNICÍPIO DE AMARES

14-03-2018

O bom desempenho de mais dois jovens desportistas amarenses foi reconhecido pela Câmara Municipal de Amares, através da entrega de uma lembrança representativa do mérito alcançado por Francisca Silva, mais conhecida por Kika, e Dinis Vieira na conquista de um lugar para integrar as equipas da Seleção Nacional Sub 17 Feminina de Futebol e Seleção Nacional Sub 18 Masculina de Voleibol, respetivamente.

Os dois jovens foram convidados a marcar presença no Salão Nobre dos Paços do concelho, local onde foram recebidos e agraciados pelo executivo municipal liderado por Manuel Moreira.

“Esta é uma simbólica, mas merecida, homenagem a mais dois jovens amarenses que dão cartas no desporto. Reconhecer o mérito dos amarenses que praticam desporto e que têm tido resultados muito positivos, neste caso fazendo parte da seleção nacional embora em áreas distintas, é um gesto que consideramos que enaltece o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por estes jovens e que, ao mesmo tempo, serve de impulso para que, estes e outros jovens promissores do nosso concelho, continuem a investir no desporto com empenho, dedicação e paixão”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal.

Atletas descrevem experiência nacional

Kika, de 16 anos, conta que começou a sua carreira no Futebol Clube de Amares por volta dos 8 anos, de certa forma impulsionada pelo pai que, na época, era diretor da coletividade. A paixão pelo futebol foi progredindo e o seu desempenho evoluindo até que ingressou no futebol feminino. Há dois anos atrás jogava no Vila Verdense e surgiu a oportunidade para integrar a equipa B Feminina do Sporting Clube de Braga, plantel do qual faz parte atualmente. Acumulando já um número significativo de chamadas à Seleção Nacional Sub 17 Feminina de Futebol, a futebolista partilhou um pouco daquilo que tem sido a sua experiência neste registo.

“Não sei ao certo, mas já fui chamada muitas vezes para representar a seleção. Embora goste muito de jogar cá é sempre diferente ter o símbolo da seleção ao peito e estar entre as melhores do país”, referiu Kika. “O meu objetivo é crescer todos os dias e quem sabe chegar a integrar profissionalmente a equipa da seleção”.

Dinis Vieira, também de 16 anos, é jogador do escalão juvenil do "Voleibol Amares" desde os onze anos. Depois de ter acompanhado a irmã no início de um ano letivo até à escola foi convidado pelo treinador da equipa a experimentar este desporto e desde então não parou de praticar.

“Ganhei o gosto, nunca mais parei e agora continuo no Voleibol Amares. Num jogo em que me destaquei fui convidado a fazer uns treinos de observação na seleção nacional e lá gostaram de mim”, referiu reportando-se à sua experiência na Seleção Nacional.

“É um nível muito mais acima já que toda a gente é escolhida a olho, são os melhores dos melhores em todo o lado”, acrescentou.

Em relação à homenagem prestada pelo Município de Amares, os dois desportistas foram unanimes em reconhecer que é um orgulho ser distinguido e que este gesto deve servir de incentivo a outros jovens para que trabalhem e lutem pelos seus sonhos e objetivos.