17 de Outubro de 2017

JORNALISTAS VIVEM E RETRATAM EXPERIÊNCIAS ÚNICAS EM AMARES

23-02-2017

Um grupo de jornalistas nacionais e internacionais, especializados ou ligados à área do turismo, ficaram a conhecer, no passado sábado, um pouco mais do concelho de Amares e dos seus encantos para que possam promovê-los junto dos seus leitores, numa ´press trip` pensada para mostrar um destino autêntico e de excelência turística, num menu de experiências em que a gastronomia e os vinhos, associados à natureza, ao património, à cultura, e ao artesanato assumiram um papel de destaque.

A iniciativa, promovida numa parceira entre a CIM Cávado, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Câmara Municipal de Amares contemplou uma tour pelos locais turísticos mais emblemáticos do concelho, como sendo o Santuário de Nossa Senhora da Abadia e o Mosteiro de uma Rendufe. Ao longo do dia a comitiva de jornalistas familiarizou-se com a história de Amares e tomou contacto com as mais-valias do território ao visitar os principais símbolos do património natural, cultural, religioso, material e imaterial do concelho, para além de ficar a conhecer também algumas das estruturas vitivinícolas existentes, onde se deleitaram com provas de vinho e degustação de produto locais (compotas, licores, bolachas, entre outros). Uma jornada que incluiu, ainda, a apresentação de um roteiro gastronómico de Amares, um passeio a cavalo de charrete pelas vinhas do concelho e um jantar com petiscos regionais.

“Ficamos muito satisfeitos por termos sido o concelho escolhido pela CIM Cávado e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal para acolher este grupo de jornalísticas nesta iniciativa que pretendia dar a conhecer as potencialidades do nosso concelho e reafirmar a imagem do nosso território como destino de excelência, associado ao turismo”, referia o presidente na Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, na ocasião.

“Estou certo de que estes jornalistas através dos seus testemunhos vão mostrar aquilo que de bom o nosso concelho tem para oferecer, despertando o interesse junto do seu público para que nos visitem e desfrutem desta terra cheia de encanto”, sublinhou o autarca.

Esta ´press trip` decorreu no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos de Amares (uma iniciativa conjunta do Turismo do Porto e Norte de Portugal e dos Municípios da região que pretende dar a conhecer os produtos de excelência da gastronomia local, servindo também de alavanca ao setor do turismo) associada também à promoção do 15º Festival de Papas de Sarrabulho de Amares que decorre entre os dias 25 e 28 de fevereiro. A iniciativa contou com o apoio de vários empresários locais ligados ao setor turístico, gastronómico e vitivinícola a quem o Município de Amares agradece pela colaboração.