19 de Novembro de 2017

II JORNADAS INTERCONCELHIAS DE BIBLIOTECAS ALTO CÁVADO REUNIRAM MAIS DE 150 PESSOAS EM AMARES

13-07-2017

O Auditório Conde Ferreira, em Amares, teve casa cheia nas II Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas Alto Cávado que decorreram durante o dia de hoje. Educadores e professores de todos os níveis de ensino e também profissionais ligados a bibliotecas foram os destinatários desta iniciativa, cujo mote para reflexão foi “O prazer de ler”.

Na sessão de abertura, o vice-presidente do Município de Amares e vereador da Cultura, Isidro Araújo, congratulou-se com o sucesso de mais uma iniciativa de cariz cultural que trouxe ao concelho “importantes contributos” de diversos intervenientes, entre eles o de Teresa Calçada e Álvaro Laborinho Lúcio.

Isidro Araújo, que partilhou as boas vindas com a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e com António Amaro, Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Cávado, deixou “uma palavra muito especial a todos os participantes pela forma como decidiram passar o dia em Amares”, lembrando que “Amares é um concelho que está sempre de portas abertas para receber”. “ Sintam-se bem em Amares” sublinhou, endereçando, ainda, uma palavra de apreço àqueles que estiveram na génese destas jornadas.

O programa arrancou com a assinatura da Rede Concelhia de Bibliotecas que integra todas as bibliotecas do concelho, seguindo-se o primeiro painel do dia cuja intervenção ficou a cargo de Teresa Calçada do Plano Nacional de Leitura (PNL) e de José António Carvalho (Universidade do Minho), que abordaram o tema central das jornadas “O Prazer de ler”, moderado por Jorge Brandão.

Da parte da tarde, e após um bonito momento musical proporcionado por Luís Capela e filho Guilherme Capela, João Lobo deu ´o pontapé de saída` à intervenção de Álvaro Laborinho Lúcio. Seguiu-se um encontro com Nuno Higino, poeta, e Alberto Péssimo, ilustrador/artista plástico. O dia terminou com um passeio literário no Ribeiro do Alvito.

As II Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas Alto Cávado tratam-se de uma iniciativa promovida pelas bibliotecas escolares e municipais dos Município de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde com a colaboração das respetivas autarquias, em parceria com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e o Centro de Formação do Alto Cávado.

As jornadas prosseguem hoje (dia 13) e amanhã (dia 14) nos municípios vizinhos de Vila Verde e Terras de Bouro respetivamente.