19 de Junho de 2018

Festival de Papas de Sarrabulho voltou a dar cartas com a melhor gastronomia servida à mesa

16-02-2018

Milhares de visitantes acorreram ao certame

Amares voltou a ser destino de eleição durante o fim de semana de Carnaval. A 16ª edição do Festival de Papas de Sarrabulho, que decorreu entre os dias 10 e 13 de fevereiro no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária, recebeu a visita de milhares de pessoas, entre amarenses e forasteiros, que não resistiram ao convite para saborear este legendário prato. A afluência ao certame deixou a organização muito satisfeita.

“Amares está de parabéns! Voltamos a ter casa cheia e o balanço é muito positivo”, refere o presidente da Câmara Municipal de Amares, entidade que organiza o certame em parceria com ACB – Associação Comercial de Braga.

“Apesar das preocupações que tínhamos pelo facto da EB 2,3 de Amares estar em obras e poder constituir algum entrave a verdade é que sentimos que não representou nenhum constrangimento porque foi criado estacionamento alternativo e a afluência de visitantes não foi afetada”.

Decorrida que está a XVI Festival de Papas de Sarrabulho, o autarca reconheceu que o sucesso, distinção e qualidade de mais uma edição se deveu ao contributo de uma série de pessoas, desde colaboradores do Município, restaurantes, expositores, artesãos e produtores locais, patrocinadores/parceiros/entidades/associações, grupos de animação e visitantes.

O autarca amarense lembrou, ainda, que o evento teve como finalidade promover a gastronomia e as atividades económicas do concelho, nomeadamente os produtos da terra e o artesanato que contaram com um lugar de destaque.

O melhor de Amares em destaque no Festival de Papas de Sarrabulho

Se a marca central deste festival foram efetivamente as Papas de Sarrabulho este certame voltou a servir também de pretexto para dar a conhecer e valorizar aquilo que de melhor se faz e produz no concelho de Amares. À gastronomia juntou-se a presença simbólica do artesanato e dos produtos da terra, dos quais se destaca o vinho verde, particularmente distinto e produzido no concelho, e que simboliza, a par da laranja de Amares e seus derivados, sobretudo traduzidos nos doces confecionados à base deste citrino, um dos ex-libris e produtos de excelência do concelho.

Restaurantes e expositores primaram pela qualidade do serviço e produtos vendidos durante o certame

“Qualidade, confiança, simpatia e hospitalidade” foram alguns dos adjetivos empregues por grande parte dos visitantes que foram passando pelo Festival de Papas de Sarrabulho de Amares e que se mostraram agradavelmente surpreendidos.

A decoração cada vez mais aprimorada e aconchegante do recinto, a disposição criteriosa dos stands permitindo uma ampla praça da alimentação, a simpatia no atendimento, a higiene e as condições de segurança, o know-how das equipas e a qualidade dos serviços são elementos que a organização assume como fundamentais para a razão deste sucesso, a que acresce a elevada representatividade dos restaurantes (7 de Amares e 1 de Braga), que foram unânimes em reconhecer, também, o êxito desta edição.

“Muito positivo. As papas são um prato que as pessoas só comem mesmo onde têm confiança. Eu estou mesmo surpreendido com a quantidade de gente que visitou o nosso stand e melhor não podia correr”, admitiu um dos restaurantes participantes.

Entre os expositores dos mais variados produtos que fizeram as delícias dos milhares de visitantes, Tiago Dias destacou a “recetividade e a hospitalidade” do povo de Amares como um dos aspetos fortes do concelho. “ Foi um evento muito engraçado, uma festa muito bonita e, embora eu seja apenas colaborador e não patrão, vou recomendar para que voltemos para o ano”.

Mais de 600 seniores em convívio no Festival de Papas de Sarrabulho

O recinto do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares recebeu, na segunda-feira, como já vem sendo prática nos últimos anos, cerca de 600 seniores utentes de diversas instituições de Amares e de concelhos limítrofes que se juntaram aos restantes visitantes do certame num mega convívio.

As papas de Sarrabulho juntou-se um baile de máscaras com música ao vivo, proporcionando um dia diferente e cheio de alegria a esta faixa etária da população.