17 de Outubro de 2017

Feira do Livro de Amares promoveu encontro entre a cultura e os amarenses

03-04-2017

Um espaço de divulgação, promoção e partilha de cultura assim foi a edição de 2017 de Feira do Livro de Amares/IX Mostra Pedagógica que encerrou portas, no passado sábado. Ao longo de uma semana a Galeria de Artes e Ofícios foi o ponto de encontro de várias gerações neste que é já um evento cultural com tradição no concelho, organizado pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares.

Em jeito de balanço, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, lembra que o grande objetivo deste evento era promover a leitura e fomentar os hábitos culturais, considerando que esse objetivo “foi alcançado”.

“Segundo sei, através da equipa que esteve responsável pela organização, passou por lá muita gente e a venda de livros também correu bem, pelo que essa aproximação que pretendíamos fazer entre o público e a cultura foi bem sucedido”.

Momentos musicais, teatro, leitura de contos, apresentações de livros e encontros com escritores, entre outras iniciativas, constantes de um programa abrangente, marcaram a iniciativa e fizeram com que a mesma perpassasse diversos públicos e gerações.

“Ao longo de uma semana foram realizadas várias atividades que envolveram toda a comunidade, cada uma delas com o seu brilho e a devida importância, mas quero realçar a apresentação do livro Poder Pintar o Céu II – uma obra de poesia publicada no âmbito da Mostra Pedagógica do 1.º Ciclo/Pré-Escolar, com o apoio do Município de Amares, referiu Manuel Moreira.”Trata-se de uma compilação extraordinária que reúne os trabalhos dos meninos do nosso Agrupamento de Escolas e que espelha a qualidade do nosso ensino”, sublinhou o edil.

Pedro Chagas Freitas também se encontrou com os amarenses

Muito não falharam ao encontro com Pedro Chagas Freitas. A Galeria de Artes e Ofícios encheu para ouvir o escritor revisitar aquele que tem sido um dos livros mais conhecidos e mais procurado pelos leitores, “Prometo Falhar”.

Numa noite em que Pedro Chagas Freitas se definiu como um “gajo que escreve cenas variadas” e para quem “o amor é a coisa mais importante da vida”, o escritor levou o público a “viajar” por outras das suas obras, entre elas, “Eu sou Deus”, “Prometo Perder”, “Queres casar comigo todos os dias, Bárbara”, ou “Envelhenescer”, entre outras. As palavras simples, afáveis, desafiantes e, em ocasiões, até ousadas do autor contagiaram os presentes que não resistiram em comprar um dos exemplares das suas publicações para ser autografado.

A iniciativa integrada na Feira do livro de Amares contemplou, ainda, ainda um momento musical protagonizado pelo projeto 5ª Corda.