20 de Novembro de 2018

EXPOSIÇÃO “A BURRINHA… LUZES E CORES” PATENTE NA GALERIA DE ARTES E OFÍCIOS DE AMARES

14-03-2018

A Galeria de Artes e Ofícios, na Praça do Comércio, em Ferreiros, acolhe, a partir de hoje, a exposição “A Burrinha… Luzes e Cores”, retratada pelo olhar do fotojornalista Flávio Freitas. A inauguração decorreu esta manhã na presença do autor que, através destas imagens alusivas ao cortejo bíblico "Vós Sereis o Meu Povo", popularmente designado Procissão de Nossa Senhora da Burrinha, retratou alguns dos momentos e rostos mais emblemáticos deste cortejo, que integra a Semana Santa de Braga.

No total cerca de 30 fotografias podem ser apreciadas até ao próximo dia 8 de abril, nesta que é uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de São Victor e acolhida pelo Município de Amares.

“Uma fotografia às vezes faz um fotógrafo e acho que há aqui duas ou três fotografias que são marcantes e muito representativas daquilo que é a Procissão da Burrinha e que tem este símbolo de tradição religiosa e um cariz profundamente popular e de aproximação ao povo que me agrada particularmente”, sublinhou o vice-presidente da Câmara de Amares, Isidro Araújo, na abertura da exposição, admitindo que o cortejo bíblico é um dos momentos a que assiste, senão anualmente, sempre que pode.

“Amares sente-se particularmente honrada por receber esta exposição. Eu tenho vindo a afirmar que tudo o que é bom para Braga é bom para Amares porque acabamos por beneficiar também com isso”, acrescentou Isidro Araújo, destacando o impacto que a Semana Santa de Braga acaba por ter também no concelho de Amares, nomeadamente ao nível do turismo.

É com um sentimento especial que o autor das fotografias vê este trabalho exposto neste concelho. “As minhas raízes estão em Amares, tenho cá familiares e, por isso, é um gosto tê-las aqui”.

Quanto à exposição diz que surgiu de forma não planeada. “São imagens que fiz em contexto de trabalho e não com o propósito de expor. A junta de freguesia lançou-me o desafio, fiz uma seleção das melhores e o resultado está aqui patente”, acrescentou, admitindo que este é um dos momentos que lhe dá particular gosto fotografar porque "a noite tem outra envolvência e outra beleza".

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Vítor, Ricardo Silva, salientou que esta exposição surge como uma “espécie de convite” para assistir no próximo dia 23 de março a mais uma Procissão da Burrinha. “É também uma homenagem a todos os voluntários e participantes que incorporam esta procissão e um retrato da expressão de quem faz parte desse momento”, concluiu.

A exposição integra-se, ainda, na Feira do Livro de Amares 2018 e vai ser complementada com a apresentação do livro “Procissão da Burrinha”, de Rui Ferreira, por Ricardo Silva, no dia 24 de março, às 21h30, na Galeria de Artes e Ofícios de Amares.