16 de Outubro de 2018

Equipa de Intervenção Permanente de Amares já se encontra operacional para atuar em situações de emergência

11-07-2018

O presidente Manuel Moreira deu, na passada sexta-feira, as boas vindas à Equipa de Intervenção Permanente – EIP, que vai assegurar, em permanência, serviços de socorro à população amarense, como primeira força de prevenção e combate aos fogos florestais, estendendo-se a outras áreas de proteção e socorro.

Congratulando-se com a constituição desta nova equipa, composta por cinco pessoas, que passa a integrar a corporação dos Bombeiros Voluntários de Amares, proporcionando um socorro de proximidade à população, o autarca sublinhou a importância que estes elementos vão ter na melhoria e eficiência das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes no concelho.

“Esta equipa é de facto muito importante e vem trazer um reforço fundamental sobretudo numa altura em que há poucos voluntários, garantindo prontidão na resposta às ocorrências”. Os Bombeiros de Amares têm feito um trabalho excelente, à semelhança de outras forças do concelho, e aqui a Câmara é parceira com o Governo num projeto, com a duração de três anos, que vai permitir dar resposta onde tínhamos algumas carências”.

Lembrando que o Município de Amares está sempre presente para dar as mãos em prol de melhores condições de vida e segurança da população, o autarca espera que abracem este projeto com coragem e determinação. “Sei que os bombeiros o têm feito e estou convencido que vão continuar a dar uma excelente resposta”, conclui.

José Gonçalves, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amares, também não tem dúvidas que esta equipa é “uma mais valia” para o corpo dos bombeiros e para a população e lembra que destes cinco homens a população pode esperar “o que no fundo já podiam esperar dos bombeiros, prontidão, socorro, qualidade no serviço e eficácia”.

No terreno, estes cinco operacionais estão aptos para responder perante situações de socorro e segunda intervenção no pré hospital, desencarceramento, incêndios e proteção e socorro à população em geral, explicou Domingos Ferreira, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Amares.

Recorde-se que, a constituição desta equipa resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Amares, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Amares e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).