15 de Novembro de 2018

Encontro bilateral entre autarcas amarenses e lusodescendentes de França

17-08-2018

O vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Isidro Araújo, acompanhado pela vereadora Cidália Abreu, recebeu, no final da tarde de ontem, um grupo de autarcas lusodescendentes, pertencentes à Associação CÍVICA – Associação dos Autarcas Portugueses em França. Esta iniciativa surgiu fruto de um contacto previamente estabelecido com a respetiva associação que solicitou junto do Município de Amares uma reunião no sentido de criar pontos de encontro e de partilha entre Amares e a França, país onde se encontram diversos emigrantes, nomeadamente do concelho de Amares.

Neste encontro, onde marcaram também presença alguns presidentes de junta do concelho de amares, foi possível trocar contactos e partilhar interesses que possam ter impacto na economia do concelho essencialmente a nível das pequenas empresas e do turismo.

"Amares tem todo o interesse em estar tanto quanto possível perto de todos aqueles que, na França ou em qualquer outra parte da Europa, procuram outras formas de vida. Os autarcas lusodescendentes são aqueles que melhor conhecendo a comunidade portuguesa podem ser sempre elos mais fortes de ligação, apoio e ajuda", referiu o vice-presidente, Isidro Araújo.

Isso mesmo corroborou Rui Ribeiro Barata, conselheiro das Comunidades Portuguesas em França, destacando a importância deste género de encontros pela forma como permitem "estabelecer pontes de ligação" entre diferentes pontos do mundo, cruzando "interesses, saberes e mercados".