28 de Abril de 2017

Encontrarte Amares estimula capacidade criativa através de concursos internacional de desenho e de cinema de animação experimental

16-03-2017

Amares volta a receber entre os dias 27 e 30 de julho o Festival de Artes Plásticas e Cinema de Animação Encontrarte. “Património em Trânsito” será o mote para a 5ª edição da bienal que abrirá portas para que artistas nacionais e internacionais, das mais variadas áreas, criem laços de diálogo com Amares, propondo um olhar autoral capaz de refletir a realidade atual da região.

Assente numa pluralidade de discursos decorrentes de práticas artísticas diversificadas, objetiva a construção de um espírito crítico capaz de projetar, valorizar e promover as dinâmicas da região.

Transformação, movimento, transpiração e trânsito vão ser as palavras-chave para estudar a complexidade do território.

Inscrições abertas até 10 de junho

Promover, fomentar e estimular o interesse pelo Cinema de Animação ao nível local, nacional e internacional e o interesse pelo desenho, enquanto disciplina autónoma, bem como, valorizar artistas e estudantes da área, quer nacionais quer internacionais, são os objetivos centrais dos concursos de cinema de animação experimental e concurso internacional de desenho promovidos no âmbito do Encontrarte Amares 2017. As inscrições estão abertas e decorrem até ao dia 10 junho 2017.

Concurso Internacional de Cinema de Animação Experimental

A Edição 2017 do Encontrarte Amares propõe uma reflexão em torno da multiplicidade e contemporaneidade no cinema de animação.

O principal objetivo deste festival passa por traçar uma abordagem transescalar, que hierarquiza e acompanha os vários estádios da produção cinematográfica e seus agentes, e pela qual as diferentes formas de pensar e fazer cinema de animação contemporâneas se manifestam.

O Concurso Internacional de Cinema de Animação Experimental promove a divulgação de obras e autores nacionais e internacionais, valorizando a originalidade, a componente visual e as narrativas não convencionais, e assume-se como um incentivo à criação de novas abordagens cinematográficas de carácter experimental.

Regulamento e inscrições disponíveis no site: http://encontrarte.pt/portuguese/edio-2017/concurso-de-cinema-animao-experimental/sobre.html.

Concurso Internacional de Desenho

O Concurso Internacional de Desenho, a realizar-se no âmbito do Encontrarte Amares 2017, visa a criação de uma plataforma de desenvolvimento e consolidação do que se entende como a dimensão artística do desenho.

“É nosso objetivo promover a reflexão em torno do papel do desenho na contemporaneidade e o potencial inerente à sua autonomização em relação ao processo de criação artística. Isto é, o desenho já não é visto apenas como um método auxiliar, mas também como um processo criativo independente. E é essa a dimensão do desenho que nos interessa”, refere a equipa do Encontrarte.

Por isso, serão valorizadas as ferramentas (intelectuais e físicas) que, hoje em dia, alicerçam a singularidade desta disciplina, como também, a procura de novos caminhos e significados face à sua autonomia e no sentido do seu crescimento e afirmação.

Regulamento e inscrições disponíveis no site: http://encontrarte.pt/portuguese/edio-2017/concurso-de-desenho/sobre.html.