20 de Julho de 2018

Ecoconcerto sensibilizou para a importância da recolha seletiva dos resíduos domésticos e compostagem

16-05-2018

O Auditório Conde de Ferreira foi o ponto de encontro para uma noite dedicada à sensibilização para a recolha seletiva e compostagem doméstica, promovida no âmbito da Missão 3R´s da agenda ambiental 2018 do Município de Amares.

A noite arrancou com uma palestra dedicada à temática da separação dos resíduos e respetiva compostagem, ministrada pelo biólogo José Rodrigues, seguida de um concerto, protagonizado pela Gatuna - Tuna Feminina da Universidade do Minho.

A terminar, e com o intuito de capacitar as famílias amarenses com um equipamento doméstico que facilite a prática de separação dos resíduos e promova a correta deposição nos ecopontos, foram distribuídos ecopontos domésticos pelo público.

Já durante a tarde o mesmo espaço tinha acolhido a peça de teatro "A Revolva dos Ecopontos",  encenada pela Academia de Teatro Tin.Bra, uma iniciativa destinada aos alunos do Centro Escolar D. Gualdim Pais, que pretendeu com recurso à encenação, de uma forma didáctica e interativa, trazer até aos mais novos alguma informação sobre a temática dos resíduos, da recolha selectiva e da valorização dos resíduos, sensibilizando-os para a importância da reciclagem como forma de valorização dos resíduos através da recolha seletiva.

Note-se que, no concelho de Amares, em 2017, foram produzidos cerca de 6.135,22 mil toneladas de lixo, mas apenas 12,4% desse lixo foi reciclado. Tendo consciência da importância de consciencializar a população para a importância de adotar medidas que reduzam o impacto negativo sobre o planeta Terra, a Câmara Municipal de Amares definiu o ano 2018 como o ano da separação dos resíduos e, nesse sentido, tem vindo a implementar uma série de ações de sensibilização no âmbito da Missão 3 R´s.

As ações implementadas no âmbito desta iniciativa são promovidas pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Amares em colaboração com a CIM do Cávado, fruto de uma campanha de sensibilização intermunicipal para a recolha seletiva e compostagem doméstica a promover no território da CIM Cávado e financiada pelo PO SEUR.

Missão 3 R´s

A política dos 3 R´s consiste no ato de reduzir, reutilizar e reciclar consiste num conjunto de medidas de ação adotadas na conferência da Terra.

A reciclagem é um termo utilizado para assinalar o reaproveitamento ou a reutilização de um material visando transformar materiais usados em novos produtos. A partir da reciclagem conseguimos diminuir a quantidade de lixo que é depositado na natureza, e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.

1º R: Reduzir – É essencial consumir menos produtos embalados, dar preferência aos que tenham maior durabilidade e que sejam de produção local, adquirir produtos a granel, e evitar usar sacos de plástico… É muito importante repensar os hábitos de consumo e descarte. Será que o que compramos é algo que realmente necessitamos?

2º R: Reutilizar – Ao reutilizar, estamos a aumentar a vida útil do produto, além de estarmos a economizar na extração de matérias-primas virgens.

3º R: Reciclar – Ao reciclar qualquer produto, estamos a reduzir o consumo de água, energia e matéria-prima.