20 de Julho de 2018

DESPORTO SOBRE RODAS EM DESTAQUE NOS MESES DE ABRIL E MAIO EM AMARES

04-04-2018

Concelho acolhe 3 ª etapa da GPS Epic Series

O grupo Pedalares BTT organiza pela 1ª vez, em Amares, uma etapa da Gps Epic Series, denominada como Trilhos D´Amares. A prova realiza-se no dia 14 de abril, com 3 percursos distintos à disposição dos participantes.

Logo no mês seguinte, a 20 de maio, e retomando a tradição de integrar a Feira Franca de Amares, realiza-se a 11ª edição da Rota da Laranja. Os dois eventos de cariz desportivo foram dados a conhecer, esta manhã, à comunicação social pela organização e pela Câmara Municipal de Amares, um dos parceiros destas iniciativas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, estes “são dois bons exemplos de que o concelho de Amares continua a dar cartas na área do desporto” dando continuidade a provas com tradição, como é o caso da Rota da Laranja, e abrindo portas a provas de cariz nacional, como é o caso da GPS Epic Series, “promovendo o concelho como um todo”, nomeadamente nas suas vertentes turísticas, gastronómicas, culturais, paisagísticas e económicas”.

A GPS Epic Series – Trilhos D´Amares faz parte das etapas de 2018 desta prova de âmbito nacional que engloba diversos pontos do país. Em Amares, os atletas vão poder escolher entre 3 percursos: um curto de 40 kms, um médio de 65 kms e um longo de 90 kms. O trajeto vai passar por locais únicos do concelho, como sendo a capela de Nossa Sr.ª da Paz,o Monte de São Pedro, a Aldeia de Urjal, a Sr.ª da Abadia, São Miguel o Anjo, Santa Isabel, os 4 caminhos, as Termas de Caldelas, a Praia fluvial da Malheira, o Mosteiro de Rendufe e a Ponte do Porto, conforme explicou Pabelo Marques, do Pedalares BTT.

Os participantes vão passar, ainda, pelas quintas de vinho verde, “Terras e Amares” e “Solar das Bouças”, locais onde vão poder provar os “fantásticos” vinhos da região, acrescentou, dizendo que é “um orgulho” para a Pedalares BTT apresentar pela primeira uma etapa do Circuito GPS Epic Series e dar continuidade à Rota da Laranja.

Rota de Laranja de volta à Feira Franca de Amares

Este ano a 11ª edição da Feira Franca de Amares realiza-se no dia 20 de maio e apresenta como novidade a passagem “por um dois sítios mais altos do concelho de Amares, situado em Santa Marta” e, ainda, o regresso da prova ao programa da Feira Franca.

A partida está marcada para o Largo D. Gualdim Pais, às 9h00, e reserva ao atletas um percurso de 40 km de dificuldade média/alta.

“Garanto que este ano vão ter novos trilhos e muita adrenalina”, anunciou Moisés Vieira da organização que destacou, também, o cariz solidário da iniciativa já que 1€ do valor da inscrição será entregue à Cruz Vermelha de Amares.

De referir que, nas duas provas, os participantes vão ter como desafio final uma pista de obstáculos, no Largo D. Gualdim Pais.

Na apresentação oficial à comunicação social, o vereador do Desporto do Município de Amares, João Esteves, congratulou-se com o facto de a organização ter conseguido trazer ao concelho uma prova de cariz nacional e destacou “o sucesso” que tem sido a Rota da Laranja que abraça já a 11ª edição. João Esteves lembrou, também, que o Município de Amares tem "todo o gosto" em associar-se este género de atividades.

Mais informações e inscrições: http://bttpedalares.com/