20 de Julho de 2018

COMITIVA DO BRASIL DE VISITA A AMARES PARA CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTO E INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO

28-03-2018

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, recebeu, esta manhã, uma delegação brasileira dos Municípios de Pium e Breijinho da Nazaré, que esteve de visita ao concelho com o intuito de captar investimento nas áreas da educação, agricultura e saúde, bem como formação para mão-de-obra qualificada, num a iniciativa promovida em articulação com a Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH).

O autarca acompanhou os prefeitos das duas localidades brasileiras do Estado de Tocatins, Miyuki Hyashida (Breijinho da Nazaré) e Vladimir Oliveira Bastos (Pium), e restante comitiva, numa visita a duas empresas do concelho: a SAP Metal, em Dornelas, e a Casa Lata, em Carrazedo, locais onde ficaram a conhecer um pouco da realidade empresarial deste concelho.

“É sempre bom contactar com representantes de outros municípios e de outras zonas do mundo que trazem até nós outra forma de estar na vida, outros pensamentos, outras realidades e que partilham connosco aquelas que são também as suas dificuldades, levantado daqui também uma ideia daquilo que é o nosso município, nomeadamente no que diz respeito à área empresarial e da educação”, refere Manuel Moreira.

“Esta partilha é uma visão bastante empreendedora e fico muito satisfeito de perceber que estes municípios veem no nosso uma oportunidade de desenvolver parcerias com os nossos empresários. Esperemos que saiam daqui frutos”.

As duas prefeituras do interior brasileiro, em fase de desenvolvimento, quer infra-estrutural, quer de formação e qualificação de mão-de-obra, profissional e superior, procuram “parceiros estratégicos para o investimento local tendo em vista o apoio a obras que se vai realizar na região, bem como a importação de produtos e materiais na ótica de fixação de empresas na região”.

“Viemos para conhecer e saber quais as formas de parcerias que poderíamos fazer com o nosso município de Tocatins que é Pium e estamos conhecendo várias áreas principalmente aqui a metalurgia já muito exteriorizada e desenvolvida. Lá oferecemos a agropecuária, muitas terras baratas e boas, muito gado e mão de obra muito barata e estamos à procura de qualificação para essa mão de obra”, mencionou Vladimir Oliveira Bastos.

“Para nós é uma experiência muito diferente. Viemos para ver a parte de capacitação da nossa juventude para que possamos ter alguma coisa para oferecer para os nossos no Brasil e aqui gente viu tantas coisas diferentes que é uma gama muito grande de oportunidades que a gente pode ter entre os dois países não só educação mas também intercâmbio de pessoas que queiram fazer investimentos nessa área agrícola ou da agro industria dentro do nosso pais que é ainda novo necessitando de muita coisa”, disse Miyuki Hyashida, prefeita de Breijinho da Nazaré.

“Aqui em Amares é tudo muito bom, muito tecnificado, muito educado, é bem o primeiro mundo e esperamos que no futuro sujam daqui importantes parcerias”, acrescentou.