15 de Novembro de 2018

Clic@r na melhor idade promove competências digitais junto da população sénior de Amares

10-05-2018

Já está em curso o projeto "Clic@r na melhor idade", uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Amares de forma concertada com a INCoDe 2030, que tem por objetivo procurar desenvolver algumas competências digitais ao nível da utilização básica do computador, da navegação na internet e na utilização responsável do email e das redes sociais.

A freguesia de São Vicente do Bico e a Casa do Povo do Vale do Cávado foram as primeiras a acolher este projeto que abrange, até ao momento, um total de 3 IPSS´s do concelho (Casa do Povo do Vale do Cávado, Centro de Apoio aos Idosos de Bouro Santa Maria e Centro Social de Dornelas) e seis freguesias (São Vicente do Bico, Lago, Goães, Dornelas, Bouro Santa Marta e Bouro Santa Maria).

Implementada em articulação com as juntas de freguesia e IPSS´s do concelho, esta ação destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que ainda não têm um contato muito forte com o mundo digital. O projeto desloca-se, semanalmente, da parte da manhã, às IPSS's e, da parte da tarde, às juntas de freguesia de forma gratuita.

A ideia base desta iniciativa é contribuir para lutar contra o cenário de exclusão digital em que vivem algumas pessoas e que não lhes permite aceder a informação útil para si e o seu bem-estar ou comunicarem com algum familiar que possa estar longe geograficamente.

O projeto implica o desenvolvimento de um trabalho em rede entre parceiros sociais locais, tendo em vista a constituição de uma Comunidade Criativa para a Inclusão Digital, no âmbito do projeto do Eixo 1 Inclusão - INCoDe2030, coordenado por Sofia Marques da Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A iniciativa interministerial INCoDe2030 (http://www.incode2030.gov.pt/) procura promover de forma articulada as competências digitais em Portugal estruturando-se em torno de 5 eixos: Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação.