21 de Setembro de 2018
geral@cm-amares.pt
01:09

Notícias Relacioandas

Não existem notícias relacionadas disponíveis.

Notícias

Notícias

Centros escolares de Amares receberam palestras sobre compostagem

11-05-2018

No seguimento da Missão 3 R´s e depois terem sido distribuídos compostores domésticos pelos centros escolares de Ferreiros, do Vale do Homem (Rendufe), do Vale do Cávado (Lago), D. Gualdim Pais (Amares), Bouro Santa Maria e Caldelas, os respetivos estabelecimentos de ensino acolheram formações teórico-práticas sobre as boas práticas de compostagem. A iniciativa foi dirigida a cerca de 900 crianças.

As palestras ministradas por cooperantes na associação ambiental QUERCUS, o biólogo José Rodrigues e a bióloga Isabel Faria, tiveram como objetivo educar os mais novos para praticarem a compostagem e compreenderem os seus benefícios. Na palestra que contou, ainda, com a participação de educadoras, funcionárias e membros da cozinha, foram oferecidos alguns manuais de compostagem para auxiliarem os mais novos da melhor forma na implementação desta prática.

O composto final obtido com as cascas da fruta, restos vegetais da cantina, folhas, madeiras, entre outras matérias que possam ser utilizadas na compostagem, vai ser aplicado nas hortas das escolas ou para fortificar os solos escolares junto das árvores.

O vereador do pelouro do ambiente, Vítor Ribeiro, sublinha que “é importante educar os mais novos para as boas práticas ambientais”. Faz parte do nosso objetivo diminuir o número de resíduos em aterro com o aumento da reciclagem e com a prática da compostagem doméstica. É fantástica a envolvência dos mais novos nos assuntos do meio ambiente”, conclui.

Recorde-se que, as ações implementadas no âmbito desta iniciativa são promovidas pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Amares em colaboração com a CIM do Cávado, fruto de uma campanha de sensibilização intermunicipal para a recolha seletiva e compostagem doméstica a promover no território da CIM Cávado e financiada pelo PO SEUR.