23 de Outubro de 2017

CENTENAS DE PARTICIPANTES AVENTURARAM-SE NA X EDIÇÃO DO ULTRA TRAIL DA GEIRA

02-05-2017

O Ultra Trail Geira / Via Nova Romana – uma corrida de trail em ambiente de montanha – continua a captar, anualmente, a atenção de centenas de participantes, nacionais e estrangeiros. A 10 ª edição da prova realizou-se este fim de semana numa numa distância de 50 km pelos trilhos da antiga Via Romana, que fazia a ligação entre Bracara Augusta (Braga) e a Asturica Augusta (Astorga), e contou com a presença de cerca de 400 participantes.

A partida para esta mítica prova teve início no Museu da Geira, no Campo do Gerês, e terminou na Vila Termal de Caldelas, permitindo aos participantes apreciar as belas paisagens envolventes que atravessam parte dos concelhos de Amares e Terras de Bouro.

Na cerimónia de atribuição de prémios desta edição a vereadora Cidália Abreu, em representação do Município de Amares, felicitou todos os participantes “pela coragem e determinação com que agarraram o desafio não se deixando intimidar pelo grau de dificuldade nem pelas adversas condições climatéricas que se fizeram sentir”. Cidália Abreu destacou, ainda, o contributo deste género de iniciativas para a promoção do património turístico, paisagístico e cultural do concelho.

Simultaneamente, decorreu a Corrida da Geira, numa distância de 20km, com a partida em S. Sebastião da Geira e chegada também em Caldelas. Da parte da manhã realizou-se, ainda, um trilho, numa distância de 10km.

A Ultra Trail da Geira/ Via Romana foi organizada numa parceria entre o Clube Orientação do Minho e a Confraria Trota Montes, com os principais apoios dos municípios de Amares e Terras de Bouro.

Note-se que a Via Nova Romana constitui um património histórico, cultural e turístico único. As ruínas, as pedreiras ou os muitos marcos miliários da região – quantidade incomparável a outras áreas do Império Romano – são apenas alguns dos atrativos da Via Nova Romana.

Resultados da prova: