20 de Julho de 2018

CARVALHAL DO URJAL REFLORESTADO NO DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

21-03-2018

A Câmara Municipal de Amares assinalou, esta manhã, o Dia Mundial da Árvore, que se comemora hoje, através da reflorestação da área ardida do Carvalhal, da Aldeia do Urjal, situada em Seramil. No local foram plantados carvalhos autóctones, da espécie Quercus Faginea, pelas mãos dos alunos do Clube de Floresta da Escola EB 2 e 3 de Amares.

Inserida na agenda ambiental 2018 do Município de Amares, instrumento que tem como um dos principais vetores estratégico a sensibilização da população para a preservação e valorização do ambiente, a iniciativa procurou chamar a atenção dos mais novos, particularmente, para as áreas ardidas e para a preservação das espécies autóctones.

“Pretendemos com esta iniciativa sensibilizar os mais pequenos para as questões ambientais, nomeadamente para a importância de cuidar e de reflorestar a nossa floresta e achamos que o facto de serem eles a plantarem os carvalhos e terem este contacto direto com a realidade surte um maior efeito na mensagem que queremos passar”, referiu o vereador do Ambiente do Município de Amares,Vitor Ribeiro que também deitou mãos à obra.

Recorde-se que no âmbito da agenda ambiental estão previstas diversas ações de sensibilização. A próxima realiza-se já amanhã, data em que se assinala o Dia Mundial da Água, com uma exposição que estará patente na Escola Secundária de Amares, alusiva a esta temática.