21 de Setembro de 2018

Carvalhal do Urjal acolheu 300 visitantes no fim de semana do ambiente

10-07-2018

A observação noturna de anfíbios e insetos, dinamizada pela Bioliving, marcou, na noite da passada sexta-feira, o arranque do Fim de Semana do Ambiente, iniciativa organizada pelo Município de Amares e pela União de Freguesias de Vilela, Paredes Secas e Seramil. Cerca de 3 dezenas de pessoas, de diferentes idades, puderam apreciar, aprender e tocar nas várias espécies no seu ambiente natural.

Entre os anfíbios avistados destaca-se a Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), o Tritão-marmorado (Triturus marmoratus), a Rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi), a Rã-ibérica (Rana iberica), a Rã-verde (Pelophylax perezi) e o Sapo-parteiro (Alytes obstetricans). Relativamente aos invertebrados observou-se o Dorcus parallelipipedus (Coleoptera), o Carabus gallicianus (Coleoptera), o Prionus coriarius, o Coleoptera), o Rhagonycha fulva (Coleoptera) e a Lampyris noctiluca (Coleoptera).

O slide foi uma das grandes atrações do programa e esteve disponível durante o sábado e o domingo, permitindo atravessar as duas encostas do Vale do Carvalhal.

Cerca de meia centena de escuteiros, do agrupamento de Lago e de Rendufe, tiveram a oportunidade única de desfrutar dos vários sentidos proporcionados pelo Carvalhal, promovendo o convívio e os momentos de partilha.

No sábado, decorreram, ainda, as atividades experimentais do “cientista louco”, que fizeram as delícias dos mais jovens. Esta atividade dinamizada pelas Águas do Norte permitiu sensibilizar para as boas práticas na utilização da água e dar a conhecer as suas características físico-químicas.

No domingo à tarde, regressou a Amares a peça de teatro “A revolta dos ecopontos” apresentada pelo Tin.bra, desta feita num anfiteatro natural e para um público de várias gerações. A animação musical esteve a cargo da Afa – estudos musicais, assim como dos mimos do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Amares, Vítor Ribeiro, destaca “o envolvimento de várias instituições na dinamização deste evento, como a Athaca, a Cruz Vermelha, as Águas do Norte, a CIM do Cávado, a Quercus, a AFA, o Luís Capela, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso e os Agrupamentos de Escuteiros”.

“Os cerca de 300 visitantes com idades tão diversas deixaram, uma vez mais, uma opinião muito positiva sobre a beleza do espaço e sobre a importância da sensibilização ambiental”, conclui.